Servidores recebem treinamento em atendimento humanizado

Capacitação visa otimizar atendimento humanizado ao munícipe diante da mudança para o Novo Paço Municipal de Hortolândia

Servidores públicos da Prefeitura de Hortolândia finalizaram, nesta quarta-feira (30/08), a formação permanente para padronização de atendimento humanizado. A capacitação foi ministrada por uma empresa de consultoria com apoio da Escola de Gestão Pública de Hortolândia, vinculada à Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal. Ao todo, concluíram a formação 80 servidores municipais que atuam na linha de frente do atendimento ao munícipe.

Ao longo de 10 encontros que totalizaram uma carga total de 30 horas, servidores públicos representantes de diversos órgãos do funcionalismo municipal participaram da formação que tem por objetivo padronizar o atendimento ao munícipe. A proposta de treinar o quadro interno de servidores se deve à iminência de mudança para o Novo Paço Municipal. O conteúdo programático da formação explorou temas como protagonismo, representatividade em relação à instituição, excelência e comunicação no atendimento, além de desenvolver técnicas para atendimento presencial, por telefone e pelos canais virtuais. Por meio de simulações, dinâmicas de grupos e estudos de casos, os servidores aprenderam habilidades para contornar situações de conflitos e foram sensibilizados sobre a necessidade de realizar o atendimento inclusivo.

O diretor da Escola de Gestão Pública de Hortolândia, Reinaldo Tiago Costa Chaves, avalia os impactos da formação com os servidores públicos. “Para a Escola de Gestão, ver o resultado dessa formação é muito satisfatório. Eu gostaria de agradecer o engajamento e empenho de todos os servidores que participaram da formação. Sabemos da importância do trabalho desempenhado por cada um no atendimento ao público nas diversas repartições da Prefeitura em que atuam. Por isso, tornar o atendimento ainda mais humanizado é fundamental para estreitar e otimizar a relação com o munícipe. Os conhecimentos adquiridos nessa capacitação vão além do ambiente profissional, pois agregam para a vida como um todo, para as relações pessoais. Esperamos que cada servidor que participou dessa formação cultive essa semente e atue como multiplicador”, comenta Reinaldo.

Voltada a servidores representantes de todas as secretarias do Executivo Municipal, a formação em atendimento humanizado agregou conhecimentos, inclusive, aos funcionários mais experientes, como é o caso de Carlos Lira, que há sete anos trabalha no atendimento do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Hortolândia. “Eu comecei a trabalhar na Prefeitura com o atendimento ao público. Foi minha primeira experiência. Atualmente, trabalho no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, que procuram emprego. Acredito que essa formação nos prepara para lidar com o público diverso. Também criamos empatia, pois aprendemos a nos colocar no lugar do outro”, avalia Carlos Lira.

A padronização do atendimento humanizado se soma a outras ações no âmbito da gestão de pessoal adotadas pela Prefeitura de Hortolândia em virtude da mudança para o Novo Paço Municipal. Em maio deste ano, servidores públicos foram introduzidos na metodologia de gestão baseada nos “5S”. O objetivo é capacitar os servidores públicos de acordo com as missões, visão e valores da Administração Pública, padronizando a comunicação, evitando o retrabalho, otimizando a resolução de problemas do munícipe e criando um ambiente de trabalho mais organizado e funcional.