Prefeitura de Hortolândia capacita servidores em atendimento humanizado

Padronização do atendimento ao munícipe será aperfeiçoada com a mudança para o Novo Paço Municipal

A Prefeitura de Hortolândia dá início, na terça-feira (30/05), à formação permanente para capacitar os servidores públicos municipais em atendimento humanizado.

Voltado aos servidores públicos que atuam diretamente no atendimento ao público, a formação permanente busca otimizar a padronização de atendimento ao munícipe em todas unidades de prestação de serviços da Prefeitura de Hortolândia. Ao longo de 10 encontros, os servidores públicos previamente selecionados pelas chefias dos departamentos participarão de atividades práticas e vivenciais que buscam abordar temas como protagonismo, representatividade, mediação de conflitos, além de desenvolverem técnicas comunicacionais para realização de atendimento presencial, telefônico e por meio dos canais digitais. Ao todo, 78 funcionários públicos da Prefeitura participarão do curso de capacitação, que é dividido em duas turmas e tem previsão de término para agosto deste ano.

A iniciativa em aproximar o quadro interno de servidores das reais necessidades dos munícipes foi adotada pela Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal em atendimento a uma demanda antiga do prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, cuja gestão tem como mote o cuidado e atenção às pessoas. A mudança para o Novo Paço Municipal, prevista para o final deste ano, pretende aperfeiçoar o atendimento à população ao centralizar os aparatos de prestação de serviços públicos em um único ambiente. A padronização do atendimento ao público é mais uma ação implementada com a mudança para nova sede do Executivo Municipal. Com a mudança de endereço, a Prefeitura de Hortolândia vai aplicar, também, a cultura do papel zero.

A coordenadora de conteúdos da empresa de gestão organizacional contratada para ministrar o curso, Larissa Rodrigues da Silva, justifica os critérios de distribuição do conteúdo programático. “Nós criamos um percurso informativo pensando na formação do servidor, focando na questão do protagonismo, para que esse servidor se veja como um agente fundamental no atendimento ao munícipe. A padronização do atendimento tem por finalidade despertar no cidadão a sensação de respeito e acolhimento e, também, desmitificar na população o esteriótipo de que todo atendimento no funcionalismo público é ruim”, afirma.

“O projeto de humanizar e oferecer cada vez mais empatia e acolhimento no atendimento é muito importante, principalmente neste cenário de mudança para o Novo Paço Municipal. Ao desenvolver o conceito de humanização entre nossos servidores, almejamos a satisfação do munícipe, que busca ser bem recepcionado na utilização dos serviços públicos”, comenta Reinaldo Tiago Costa Chaves, Diretor da Escola de Gestão Pública de Hortolândia, órgão responsável pela organização do evento.

O curso de formação permanente em atendimento humanizado será ministrado por profissionais de várias áreas, tais como psicologia, recursos humanos, administração e gestão de pessoas. A linha educacional aplicada será a andragogia, que consiste na aplicação de métodos e práticas para o ensino de adultos. Durante todas as aulas, os servidores vão vivenciar situações reais de atendimento ao público.