Mulheres GMs de Hortolândia participam de treinamento tático

Formação aconteceu em Valinhos, nesta terça-feira (30/04)

GMFs (guardas municipais femininas) de Hortolândia participaram de treinamento tático, nesta terça-feira (30/04), em Valinhos. O 1º "Tactical Femme", voltado a mulheres da área policial da região, aconteceu das 7h às 23h, na sede da GCM (Guarda Civil Municipal) de Valinhos e no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. As representantes de Hortolândia foram as guardas Jenifer Vanessa Cardena Matos, na GMH há 16 anos, e Eliane Rojo, na corporação há 10 anos.

Segundo os organizadores, o treinamento tático permitiu às agentes de segurança aprimorar habilidades táticas, dentre elas a capacidade de tomar decisões, desenvolver autoconfiança e segurança em ações diárias, em ambiente inclusivo. Entre os conteúdos abordados, ao longo das 16 horas de treinamento, estavam técnicas de primeiros socorros, defesa pessoal tática, simulador de tiros e muito treinamento físico.

“Passamos por um treinamento bem puxado, em que tanto o físico como o psicológico foram testados”, afirmou a GMF Jenifer. “A participação das guardas em cursos táticos é de extrema importância, pois esses cursos fornecem treinamento especializado em técnicas de abordagem, controle de situações de risco e manejo de armas, visando a segurança tanto dos agentes quanto da população. Além disso, esses cursos contribuem para aprimorar as habilidades das guardas e prepará-las para lidar com diversas situações durante o exercício da profissão ”, complementou a agente.

Segundo a secretária adjunta de Segurança de Hortolândia, Adriana Carvalho, "foi um treinamento importante, principalmente para as GMs atuarem nos casos mais complicados, que envolvem técnicas táticas, inclusive nos que dizem respeito à Lei Maria da Penha (de violência doméstica contra as mulheres)".