Hortolândia participará de “Operação São Paulo Sem Fogo 2024”

Plano de contingência preventivo da Defesa Civil, publicado no Diário Oficial do Município, entrará em vigor neste sábado (01/06)

A Prefeitura acaba de publicar o decreto municipal que, anualmente, regulamenta uma série de ações integradas de prevenção, monitoramento e combate às queimadas em Hortolândia. A “Operação São Paulo Sem Fogo 2024”, regulamentada pelo decreto Nº 5.420, de 15/05/2024, entrará em vigor a partir deste sábado (01/06), estendendo-se até o dia 30 de setembro, com possibilidade de prorrogação. O documento pode ser consultado na edição 2160 do Diário Oficial Eletrônico do Município.

A ação é promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com o apoio da Administração Municipal, e, na esfera local, será executada pelo Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, por meio do Plano de Contingência Preventivo de Defesa Civil. Ao longo de quatro meses, serão adotadas medidas que buscarão evitar queimadas e focos de incêndio. Também será feito um cuidadoso acompanhamento da qualidade do ar, uma vez que o tempo seco favorece este tipo de ocorrência que agride a natureza e afeta a saúde das pessoas, sobretudo quando a URA (umidade relativa do ar) cai muito.

Segundo alerta a Secretaria de Segurança, à qual está vinculada a Defesa Civil Municipal, a falta de chuvas e a baixa umidade do ar, muito frequentes nas estações mais frias do ano, Outono e Inverno, podem desencadear diversos problemas que afetam o meio ambiente e a saúde das pessoas. Dente eles estão: complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática em pessoas e equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Em Hortolândia, cabe à Defesa Civil Municipal monitorar de perto os índices da URA. Este é um índice que diz respeito ao “quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A umidade fica mais alta: sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, quando a temperatura diminui (orvalho)”, informa, em seu site oficial, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da cidade de São Paulo.

Durante a  “Operação São Paulo Sem Fogo 2024”, a fiscalização ambiental será intensificada. É que a prática de queimadas é crime no município, sujeita a penalidades e multas, conforme está previsto nas Leis Municipais nº 2.464, de 16/09/2010; 3.153, de 04/09/2015 e 3.641, de 13/06/2019.

A população poderá denunciar queimadas no município pelo número 193, do Corpo de Bombeiros, ou pelo aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado no celular, a partir das plataformas Google Play ou App Store. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Confira os estados a partir da medição da URA:

Até 30% - Estado de Observação

•Acompanhamento dos índices da URA.

Entre 30 e 20% – Estado de Atenção

•Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;

•Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc;

•Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc;

•Consumir água à vontade.

Entre 20 e 12% – Estado de Alerta

•Observar as recomendações do estado de atenção;

•Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;

•Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% – Estado de emergência

•Emissão de Alerta e acionamento do Plano de Ação;

•Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;

•Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc;

•Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.