Cerimônia de conclusão de curso de novos GMs de Hortolândia é nesta segunda-feira (03/06)

Evento da Prefeitura acontecerá às 14h, na Praça “A Poderosa”, no Jd. Santa Izabel

A Prefeitura promoverá, na próxima segunda-feira (03/06), evento festivo que marcará a conclusão do curso de formação dos novos GMs (guardas municipais), em contratação por parte da Administração Municipal. A cerimônia acontecerá às 14h, na Praça “A Poderosa”, na Rua Orlando Geraldelli, 270, no Jd. Santa Izabel. O evento, que faz parte do calendário oficial pelos 33 anos de aniversário de Hortolândia, havia sido agendado para a segunda-feira passada (27/05), mas precisou ser adiado em razão da forte chuva.

Os 25 concludentes, aprovados na primeira fase do concurso público promovido pelo Executivo, passaram por “Curso de Preparação para Guarda Municipal de Hortolândia”, de 575 h/a, realizado pela Academia da Guarda Civil Municipal “Miguel Rodrigues”, de Santa Bárbara D'Oeste, parceria da Administração Municipal e referência na região, nesta área. Segundo a Secretaria de Segurança, os futuros GMs de Hortolândia são 18 homens e 7 mulheres.

Após concluírem com êxito a formação, os aprovados atuarão na segurança pública do município. Eles vão reforçar as forças de segurança. Inicialmente, ingressarão na Corporação, ainda em estágio, mas aptos a seguir a rotina diária da Guarda Municipal.

Sobre o concurso

A Administração Municipal abriu concurso, em 2023, para preencher vagas para GMs, na categoria Especialidade 4ª Classe. Os participantes fizeram prova objetiva de conhecimentos teóricos e também o TAF (Teste de Aptidão Física), exames de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e investigação social. Os considerados aptos avançaram para a etapa de formação teórico-prática.

Os temas enfocados na formação seguiram os eixos da Matriz Curricular Nacional de Formação das Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Os novos GMs estudaram sobre “O papel da Guarda Municipal e a Gestão Integrada em Segurança Urbana”, “Técnicas e Procedimentos da Guarda Municipal”, “Conhecimento do Espaço Urbano local”, “Cultura e Conhecimentos Jurídicos”, “Modalidades de Gestão de Conflitos e Eventos Críticos”, “Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador” e “Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública”.

A contratação de novos GMs faz parte do pacote de ações em realização pela Prefeitura para reforçar a segurança em Hortolândia. Foram instalados, em diversos bairros, 15 totens inteligentes, com câmeras acopladas com giro em 360 graus e botão de pânico que pode ser acionado pelo cidadão e, instantaneamente, chega até a Central de Operações da Guarda Municipal a informação do local da ocorrência. Também foram entregues 11 novas viaturas da Guarda Municipal, da marca Hyundai Creta, modelo 2023/2024.

Ações acontecem desde 2017

Além do aumento do efetivo da Guarda Municipal e de novas viaturas, foram adotadas outras medidas no âmbito da Segurança Pública no município. Confira:

• Troca de toda a iluminação pública por lâmpadas LED, o que aumenta a luminosidade, garantindo maior segurança para motoristas e pedestres,
  • Instalação de câmeras de monitoramento inteligente integradas à nova Central, uma das mais modernas do Brasil,
  • Portais que, em breve, terão o número ampliado com a construção de outras unidades (Corredor Metropolitano e região do Parque Perón),
  • Compra de armamentos de grosso calibre,
  • Implantação do canil da guarda, entre outras ações em benefício da segurança.

Todo o conjunto de ações que reforça a segurança na cidade faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável de Hortolândia nos próximos anos.