Prefeitura de Hortolândia implementa metodologia de gestão “5S”

Adoção do mecanismo de qualidade será incorporada antes da mudança para o novo Paço Municipal

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), implementa, a partir desta terça-feira (23/05), a metodologia de gestão baseada nos “5S”. A visão estratégica será incorporada antes da mudança para o Novo Paço Municipal, prevista para o final deste ano.

A metodologia dos “5S” surgiu no Japão, pós-período da Segunda Guerra Mundial. Amplamente utilizado por empresas privadas, o método é baseado em cinco conceitos que buscam otimizar os recursos das organizações como forma de gerar resultados mais positivos e construir um ambiente mais organizado para os colaboradores. Os “5S” remetem às palavras japonesas “seiri” (senso de utilização), “seiton” (senso de organização), “seiso” (senso de limpeza), “seiketsu” (senso de normalização) e “shitsuke” (senso de disciplina).

A primeira etapa da implementação dos “5” será realizada com o treinamento dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Atualmente, a CIPA da Prefeitura de Hortolândia é divida em três núcleos: um para a Secretaria de Educação, um para a Secretaria de Saúde e outro para as demais secretarias do governo. Após a capacitação, os membros da CIPA realizarão auditoria por todos os departamentos da Prefeitura a fim de implementar o método em todos os níveis do planejamento estratégico. A visão estratégica será compartilhada aos servidores públicos por meio da realização de palestras e pela utilização de canais internos, tais como cartazes, panfletos e exibição de vídeos. O treinamento de capacitação desta terça-feira será ministrado pelo consultor em Gestão e ex-diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Hortolândia, Felipe Amaro dos Santos Neto.

O presidente do núcleo da CIPA para as demais secretarias, Edson Ferraz, destaca a importância da implementação da metodologia estratégica. “Realizar uma boa gestão estratégica é uma necessidade em qualquer ambiente organizacional. Nós encontramos no método ‘5S’ uma ferramenta que vai nos ajudar a disseminar informações que serão benéficas para a construção de um ambiente mais harmônico, principalmente neste cenário de mudança para o Novo Paço Municipal. Todos nós seremos multiplicadores dessa metodologia”, avalia.