Servidores Públicos iniciam mudança para o Novo Paço Municipal de Hortolândia

Transição para o Novo Paço está alinhada com a metodologia de gestão “5S” e com a política do “Papel Zero”

Servidores públicos da Prefeitura de Hortolândia iniciaram, nesta segunda-feira (03/06), a mudança para o “Palácio dos Migrantes Paço Municipal Prefeito Angelo Augusto Perugini”. A transição das 17 secretarias do funcionalismo público para a nova sede do Executivo Municipal, que está localizada na região do Jd. Novo  Ângulo, acontece de maneira escalonada ao longo dos próximos dias. A secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia foi a primeira a realizar a mudança para o Novo Paço.

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, recepcionou os servidores. “Assim como toda mudança, nós precisamos ter paciência para ajustar alguns detalhes e organizar nosso ambiente de trabalho. O importante é que agora temos uma casa para chamar de nossa e não precisaremos mais pagar aluguel. O sentimento é de muita alegria e de pertencimento. Este Novo Paço vai oferecer mais qualidade de vida e um ambiente mais confortável de trabalho aos nossos servidores públicos”, declarou Zezé Gomes.

Entre cabos, monitores, computadores e objetos pessoais, os servidores públicos iniciaram a manhã desta segunda-feira (03/06) organizando o ambiente de trabalho. Uma dessas servidoras é a chefe de serviços do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Educação, Renata Santana.

“A primeira impressão é de um ambiente limpo de trabalho, com muita claridade. Este espaço, com certeza, vai favorecer nosso trabalho, proporcionando um local mais agradável, em que poderemos ver a luz do dia. Estou muito animada e motivada com esta mudança”, comenta a servidora que há 13 anos trabalha na Prefeitura.

Com a proposta de reunir todas as secretarias da Administração Pública em um único local, o Novo Paço Municipal da Prefeitura de Hortolândia favorece a integração entre os departamentos de diferentes secretarias municipais. Nos espaços internos do prédio, a ausência de secções e paredes divisórias entre os servidores proporciona um ambiente mais aberto, integrado e harmônico.

“É um prédio moderno, inteligente e que faz respirar o ambiente de trabalho, porque as pessoas estão constantemente se vendo. Este Novo Paço tem uma significância social, não é somente um prédio material. Existe um viés educacional, porque nos educa para o ambiente, para convivermos com os outros, respeitando as diferenças. Na Educação trabalhamos com pessoas, então ter um ambiente coletivo é preponderante”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Gomes de Moraes.

Embora a mudança efetiva dos servidores públicos esteja sendo realizada uma semana após a cerimônia de inauguração do Novo Paço Municipal, celebrada na última quarta-feira (29/05), a transição para a nova sede está sendo preparada desde maio de 2023, quando a Prefeitura aderiu ao programa “5S”, metodologia de gestão baseada nos sensos de utilização, organização, limpeza, normalização e disciplina. A mudança para o Palácio dos Migrantes também acontece em um cenário de implementação da política do “Papel Zero”, como explica o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégia, Carlos Roberto Prataviera Júnior.

“Neste período entre o início das obras e a inauguração do Novo Paço, os servidores se prepararam para a mudança. Implementamos a metodologia de gestão ‘5S’, para criar um ambiente mais limpo e organizado. Já que aqui temos a política de ‘Papel Zero’, não há a necessidade de trazer grampeadores, furadores e uma quantidade expressiva de folhas e canetas. Considerando que são quase 1000 servidores ocupados no Novo Paço, descartamos o uso de copos plásticos. Se cada servidor tomar de quatro a seis copos de água e até quatro doses de café por dia, economizamos cerca de 2 milhões de copos descartáveis por ano. Não é somente a questão financeira que é favorecida, mas também a questão ambiental, já que deixaremos de descartar estes plásticos na natureza”, avalia Prataviera Júnior, ao ressaltar que a Prefeitura disponibilizou um kit com garrafa d’água e caneca a cada servidor.

Além da política do “Papel Zero”, o Novo Paço Municipal de Hortolândia integra o Programa de Eficiência Energética. O programa sustentável garante autonomia energética à Administração Pública por meio de 21 usinas fotovoltaicas. O Novo Paço também conta com cisternas para reaproveitamento de águas da chuva.

De acordo com a Secretaria de Governo, a Prefeitura de Hortolândia autorizou o processo licitatório responsável por intervenções nas áreas externas do Novo Paço. O prédio receberá obras para instalação de pisos intertravados nos estacionamentos e para construção de uma praça, que será aberta à comunidade.