Prefeitura de Hortolândia retoma atendimento presencial ao público

Novo Paço Municipal permite a centralização do atendimento de serviços públicos em um único local

A Prefeitura de Hortolândia retomou o atendimento presencial ao público, agora de endereço novo. O “Palácio dos Migrantes Paço Municipal Prefeito  Angelo Perugini”, iniciou, nesta segunda-feira (10/06), o atendimento presencial dos serviços públicos. Os munícipes que compareceram à nova sede do Poder Executivo, na região do Jd. Novo Ângulo, puderam ser atendidos pelo sistema de retirada de senhas e por agendamento prévio.

Com a inauguração do Novo Paço, celebrada no dia 29 de maio, a Prefeitura de Hortolândia passou a contar com um prédio mais amplo e moderno, que reúne todos os serviços públicos da Administração Pública Municipal em um único local. O novo formato permite que secretarias e departamentos que estavam descentralizados passem a realizar o atendimento ao público na atual sede. É o caso das secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos.

Para o secretário de Administração e Gestão de Pessoal, Dr. Eduardo Dias de Vasconcelos, o Novo Paço Municipal otimiza o atendimento ao cidadão. “Ao centralizar todas as secretarias em um único espaço, a Prefeitura facilita o atendimento ao munícipe, que não terá que se deslocar para diversas regiões da cidade para solicitar os serviços públicos. A implantação, no Novo Paço, de um sistema informatizado permite mais eficiência e prontidão no atendimento à população”, avalia Dr. Eduardo Vasconcelos.

Diferentemente do modelo de atendimento adotado na antiga sede “Palácio das Águas”, que era majoritariamente voltado a questões tributárias e abertura de protocolos gerais, o Novo Paço Municipal permitirá que todos os serviços públicos sejam concentrados em um único espaço de atendimento ao público. Ao chegar à nova sede da Prefeitura, o munícipe é atendido pela recepção principal, que direciona o morador para o setor responsável pela demanda. De acordo com a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, o sistema de atendimento unificado está sendo implantado gradualmente pela Prefeitura.

A moradora do Jd. Santa Esmeralda, Adriana Vilas Boas, foi uma das munícipes que compareceu ao Novo Paço para ser atendida. “A primeira impressão é positiva. O Novo Paço ficou muito bonito. A população está sendo bem atendida, em um local legal. Além da estrutura, percebi que o atendimento também melhorou”, comenta.

Enquanto aguardam pelo atendimento, os munícipes podem apreciar a galeria de fotos instalada no primeiro andar do Paço em homenagem ao ex-prefeito Angelo Perugini. A “Linha do Tempo de Perugini”, que relembra a trajetória política do ex-prefeito que dá nome ao Novo Paço, chamou a atenção do morador do Jd. Adelaide, Paulo Matsunaga. “É primeira vez que passo pelo atendimento da Prefeitura. O Paço é realmente monumental. Eu quase não acompanho as notícias de política, então estava lendo sobre a história do Angelo Perugini”, afirma.

Além de otimizar o atendimento aos munícipes, a nova estrutura do Paço Municipal oferece um ambiente mais confortável aos servidores que atuam na linha de frente do atendimento ao público, como avalia o chefe de serviços de atendimento, Wagner Pereira da Silva. “Para mim, o Novo Paço é mais inclusivo, porque é um ambiente aberto. Eu consigo consultar outros departamentos com mais facilidade. Neste espaço contaremos com mais painéis, para informar o munícipe sobre as senhas e os serviços que estão sendo atendidos”, relata Wagner.

O Novo Paço Municipal também impressiona os servidores inativos. A servidora municipal aposentada, Zilma Silvério de Oliveira, procurou a Prefeitura para realizar uma atualização cadastral. "Amei. Por que eu não estou trabalhando aqui? Gostei da amplitude do espaço e do fato de ter estacionamento”, comparou, brincando.

A Prefeitura de Hortolândia contará, nos próximos meses, com a transferência do Poupatempo e do DSO (Departamento de Saúde Ocupacional), para a atual sede. Atualmente, esses serviços são oferecidos no Hortofácil, na região central. Além disso, em breve o atendimento do Procon também será no Novo Paço.