Servidores de Hortolândia recebem treinamento sobre metodologia de gestão “5S”

Membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura servirão como multiplicadores do conceito de gestão

Membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Prefeitura de Hortolândia participaram, nesta quinta-feira (01/06), de um treinamento para implementação da metodologia de gestão baseada nos “5S”. O conceito de gestão será implementado antes da mudança para o Novo Paço Municipal, prevista para o final deste ano.

Durante o treinamento, ministrado por uma empresa de gestão organizacional, os membros da CIPA  aprenderam sobre os cinco conceitos fundamentais da metodologia “5S”: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de normalização e senso de disciplina. Em um cenário de mudança para a nova sede do Executivo Municipal, em obras no Jd. Novo Ângulo, a Prefeitura de Hortolândia adota a metodologia dos “5S” como forma de otimizar os resultados organizacionais e construir um ambiente de trabalho mais organizado para os servidores. Para tanto, os membros da CIPA tiveram contato com ferramentas para aplicação da metodologia, assim como aprenderam sobre os métodos e filosofia para disseminar a cultura dos “5S” entre os demais servidores públicos municipais.

Assim como aconteceu com a formação em atendimento humanizado de servidores que atuam diretamente com o público, o treinamento de gestão na metologia “5S” também é uma demanda do Prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes. “Agregar conhecimento é muito importante, ainda mais quando diz respeito em manter sempre um ambiente organizado, vital na prevenção de acidentes. Esse treinamento será importante, uma vez que, em breve, mudaremos de casa, rumo ao Novo Paço Municipal”, comenta Zezé Gomes.

A CIPA da Prefeitura de Hortolândia é dividida em três núcleos: um para a Secretaria de Educação, um para a Secretaria de Saúde e outro para as demais secretarias de governo. O Presidente da CIPA para a Secretaria de Educação, Renato Muccillo, relaciona a implementação da metodologia “5S” a outras medidas recentes adotadas pela Prefeitura de Hortolândia que contribuem para o conceito de cidade inteligente e sustentável. “Os servidores que participaram do treinamento serão multiplicadores dessa filosofia nos setores em que atuam, promovendo reuniões entre os colegas, para replicar o conceito dessa metodologia. Nós esperamos incentivar os servidores a olharem para o ambiente organizacional de outra forma, para que promovam uma reorganização do espaço de trabalho. A metodologia do ‘5S’ está alinhada à cultura do ‘Papel Zero’ e, também, ao processo de informatização do atendimento ao munícipe. Quando bem aplicada, a metodologia dos ‘5S’ evita o desperdício de tempo na execução das tarefas diárias, otimiza processos e inibe o retrabalho”, analisa.

O Secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior, relaciona a implementação da metodologia “5S” à mudança para a nova sede do Executivo Municipal. “A mudança para o Novo Paço Municipal não será apenas física, será também conceitual. Pretendemos sair de uma Prefeitura predominantemente analógica para uma digital, em que os serviços são prestados com mais eficiência e agilidade para a população. Essa melhoria depende de diversas ações internas para se tornar realidade. Com a metodologia 5S pretendemos preparar os servidores para uma nova mentalidade sobre seus ambientes de trabalho, rotinas administrativas e relação com a cidade e os cidadãos”, comenta Prataviera.

A partir do treinamento desta quinta-feira, os membros da CIPA vão realizar auditoria em todos os departamentos da Prefeitura a fim de identificar lacunas na gestão estratégica e também para divulgar o conceito entre os servidores.