Prefeitura de Hortolândia recebe prêmio de cidade inteligente

Reconhecimento foi concedido pela implementação de tecnologia que visa desburocratizar atendimentos no serviço público

A Prefeitura de Hortolândia recebeu, nessa terça-feira (23/05), o prêmio InovaCidade 2023 em reconhecimento às iniciativas adotadas pelo município na desburocratização do atendimento ao cidadão e na eficiência da gestão. O prêmio é concedido pelo Instituto Smart City Business America, entidade que reúne organizações públicas e privadas de 10 países da América Latina no debate de alternativas inteligentes para o desenvolvimento das cidades. A solenidade de premiação aconteceu em São Paulo. O evento reúne, até sexta-feira (25/05), líderes, gestores e agentes governamentais e da iniciativa privada em congresso sobre a infraestrutura digital das cidades.

Organizado desde 2013, o Prêmio InovaCidade reconhece ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Nesta edição, foram selecionados 32 projetos e iniciativas realizadas pela administração pública, organizações privadas ou entidades da sociedade civil com reconhecido impacto positivo na sociedade. A Prefeitura de Hortolândia recebeu o prêmio pelo desenvolvimento de plataformas que permitem a execução de aprovações de projetos de obras e a concessão do “Habite-se”, documento relacionado à liberação de imóveis, de maneira totalmente digital. Desde a implantação da tecnologia, no ano passado, proprietários que buscam construir, reformar, demolir, ampliar ou realizar quaisquer outras ações que necessitem de aprovação do Poder Público não precisam comparecer ao Paço Municipal. Dessa forma, o prazo para aprovação de projetos de construção foi reduzido de 90 para 45 dias. Além disso, a solução tecnológica, ao longo dos 3 primeiros meses, registrou mais de 22.000 acessos, desburocratizando o atendimento de 700 processos. O projeto integra as ações do município na adesão à cultura do “Papel Zero”, projeto estratégico que visa desburocratizar o atendimento dos serviços públicos por meio do desenvolvimento de canais digitais.

Presente no congresso “Smart City Business Brazil”, nesta quarta-feira (24/05), o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, acredita que a conquista do prêmio traduz a consolidação de Hortolândia como cidade inteligente e sustentável. “Ao tornarmos 100% digital e on-line a análise e a aprovação de projetos de obras e Habite-se com eficiência e agilidade, damos um passo à frente na prestação desse serviço. Isso colabora, com certeza, para o fim da burocracia e traz ganhos impactantes ao meio ambiente. Duas situações que têm o bem-estar do cidadão como foco principal. Estou feliz em já colher os frutos de um trabalho de planejamento que realizamos nos últimos anos. E, também, satisfeito por melhorar as condições de trabalho de nossos servidores públicos e, ao mesmo tempo, atender às expectativa do povo de nossa cidade”, afirma.

Representante da Prefeitura de Hortolândia na solenidade de entrega do prêmio, a Diretora do Departamento de Tecnologia da Informação, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Rúbia Mara Rossi Ferreira, descreve o processo de criação do projeto.  “O Departamento de Tecnologia de Informação realizou um trabalho conjunto com o Departamento de Planejamento Urbano como forma de levantar os requisitos e fluxos necessários para o desenvolvimento da aplicação. O projeto já nasceu digital, pois desenvolvemos uma interface de integração com o portal ‘Gov.br’, em que o proprietário, profissionais ou responsáveis técnicos solicitam os projetos e carregam arquivos de maneira segura, além de contarem com a certificação de autenticidade do portal do Governo Federal”, avalia. A plataforma digital foi criada em parceria com uma empresa de tecnologia, responsável pelo desenvolvimento da interface.

Esse é mais um reconhecimento de Hortolândia como cidade inteligente e sustentável. Em abril deste ano, o município foi classificado no top 10 do ranking de cidades mais desenvolvidas do estado. Além disso, Hortolândia participará, em outubro deste ano, do Fórum Mundial sobre Florestas Urbanas pelo reconhecimento ambiental concedido pela “Arbor Day Foundation”, organização norte-americana ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).