Takoda Data Centers anuncia investimento de R$ 2 bilhões em Hortolândia

Após a chegada da Tech Town, Ascenty, Odata e Microsoft, município vem se consolidando como um dos maiores polos de tecnologia do Brasil e América do Sul

Hortolândia vem reafirmando, a cada dia, sua vocação para o acolhimento de empresas de alta tecnologia, caminhando a passos largos para se tornar o Vale do Silício na América do Sul. Nesta quinta-feira, 4 de abril, no gabinete do prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a Takoda Data Centers anunciou investimento de R$ 2 bilhões, pelos próximos 4 anos, na construção e operação de um complexo de Data Centers.

Os data centers funcionam como uma “base física” onde são armazenados aplicativos e dados essenciais de vários tipos de empresas. A demanda por esse tipo de serviço cresceu com o uso cada vez mais comum da chamada “computação em nuvem”, que permite o acesso aos mesmos softwares e informações por dispositivos diferentes, sem a necessidade de uma conexão física, por cabo.

De acordo com o prefeito hortolandense, empresas de tecnologia vem procurando Hortolândia para se estabelecer, especialmente, por conta da infraestrutura do município, que conta com grandes viários, coleta e tratamento de esgoto e por estar localizada numa região com potencial energético capaz de receber grandes empreendimentos que necessitam de energia elétrica em larga escala para operacionalizar os equipamentos de alta tecnologia. “Hortolândia foi construída nos últimos 20 anos com planejamento e, agora, estamos colhendo os frutos. Nos últimos anos, diversas empresas de tecnologia vieram se instalar no município. Mais recentemente, anunciamos a chegada de duas plantas da Microsoft em nossa cidade e, agora, temos a honra de anunciar a chegada da Takoda Data Centers, que investirá cerca de R$ 2 bilhões pelos próximos 4 anos. Isso significa, num primeiro momento, uma injeção direta de emprego e renda na construção civil e em toda a sua cadeia produtiva, o que é muito bom para os trabalhadores da nossa cidade”, destacou Zezé.

Para o secretário municipal de Governo, Cafu César, a chegada da Takoda demonstra que o planejamento adotado pelo ex-prefeito Angelo Perugini, e que teve continuidade com o prefeito Zezé Gomes, vem fazendo a diferença, resultando na atração de grandes empresas e fortalecimento da cidade como polo de alta tecnologia. “Mesmo durante períodos de crise, como foi durante a pandemia de Covid-19, Hortolândia não deixou de crescer. A todo momento, novos empreendimentos chegaram e foram se instalando. Mais recentemente, Hortolândia recebeu a Microsoft e, agora, chega a Takoda. Isso não está sendo por acaso e, por conta do planejamento, novos empreendimentos estão por chegar. Por isso que Hortolândia é uma das cidades que mais crescem no Estado de São Paulo e no Brasil”, avaliou Cafu.

O presidente da Takoda Data Centers, Eduardo Sodero, informou que a empresa será construída pela Afonso França Engenharia em uma área de 100 mil metros quadrados. A primeira fase prevê investimentos de R$ 700 milhões na implantação de um primeiro galpão, com dois andares. O cronograma prevê o início da construção em 2024 e a sua entrega deve ocorrer num prazo de 16 meses. “O nosso complexo terá cerca de 80 mil metros de área construída e os trabalhos consumirão investimentos de R$ 2 bilhões ao longo de 4 anos. A primeira fase já está definida e esperamos iniciar a construção ainda neste primeiro semestre”, destacou Sodero.

Para o gerente comercial da Afonso França Engenharia, Fábio Pezutto, em Hortolândia a primeira fase de construção do Data Center deve gerar cerca de 800 empregos diretos. “É um investimento que vai aquecer a construção civil em Hortolândia, assim como outras cadeias do setor de serviços, proporcionando a abertura de novas vagas de forma indireta, fortalecendo a economia local”, destacou Pezutto. A Afonso França Engenharia, 13ª maior construtora do Brasil, segundo ranking da engenharia brasileira 2023, divulgada pela revista OE (O Empreiteiro), conhece muito bem o município. Ela foi a responsável pela construção do Data Center da Odata, às margens da rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101). “Nossa empresa foi responsável pela construção de 10 data centers pelo Brasil e estamos construindo outros cinco grandes projetos de datacenter no país, ao mesmo tempo em que disputamos outros contratos para a construção de novos”, destacou Pezutto.

MICROSOFT

Em Hortolândia a construção das duas plantas dos Data Centers da Microsoft estão a todo vapor. As obras acontecem na região das Chácaras Recreio Alvorada e da Taquara Branca.

No caso de Hortolândia, a cidade foi escolhida por conta do polo de tecnologia local, que permite a integração dos serviços. Além disso, também foi considerada a proximidade com a capital São Paulo e o acesso a uma infraestrutura de telecomunicações de alta qualidade.

A Microsoft também se comprometeu a investir em programas de qualificação profissional e desenvolvimento social. No Brasil, o serviço de computação em nuvem oferecido pela Microsoft é o Azure, considerado um dos mais populares do mercado, por conta da integração com o pacote Office.