Hortolândia participa da Conferência Nacional de Juventude

Participação da cidade na etapa nacional encerra um ano marcado por conferências locais e pela eleição do Conselho Municipal de Juventude

A Prefeitura de Hortolândia encerrou sua participação na 4ª Conferência Nacional de Juventude. O encontro, organizado em Brasília entre os dias 14 a 17 de dezembro, contou com a participação de cerca de 2.200 jovens representantes de todas as regiões do país.

Com o tema "Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem-Viver”, a 4ª Conferência Nacional de Juventude reuniu jovens no Centro de Convenções Ulysses Guimarães para quatro dias de debates sobre políticas públicas voltadas ao segmento da juventude. As proposições foram divididas em 12 eixos temáticos ligados aos direitos à educação, trabalho, diversidade, saúde, cultura, comunicação, lazer, sustentabilidade, mobilidade, segurança pública e o Sistema Nacional de Juventude.

O assessor de Políticas Públicas para Juventude do Departamento de Direitos Humanos, Daniel Anselmo, traça uma retrospectiva das ações realizadas pela Administração Pública no âmbito da juventude. “A participação de Hortolândia na Conferência Nacional de Juventude coroa todo o trabalho significativo realizado, neste ano, a nível municipal em relação à juventude. Esse processo teve início em maio, com a eleição do Conselho Municipal da Juventude. Logo em seguida, o setor da juventude de Hortolândia participou do Fórum Nacional da Juventude, também em Brasília. Realizamos a Conferência Municipal de Juventude, para, depois, participarmos da conferência regional e, posteriormente, da estadual. Por mérito de toda delegação da juventude de Hortolândia viemos a Brasília. Uma experiência muito vasta para toda delegação”, analisa Daniel Anselmo.

A estudante do Ensino Médio e presidente do Conselho Municipal de Juventude de Hortolândia, Vitória Crepaldi, compartilha a experiência em participar da conferência nacional. “É extremamente gratificante participar dessa conferência, escutar vozes com diversas opiniões e também ter a chance de ver a união de várias regiões. Pudemos debater diversas propostas para a juventude nos Grupos de Trabalhos. Poder representar a cidade a nível nacional é incrível, uma experiência inesquecível”, revela Crepaldi.

Prevista no Estatuto da Juventude, a Conferência Nacional de Juventude é o maior evento brasileiro de políticas públicas voltadas à juventude. A 4ª Conferência Nacional de Juventude foi marcada pela reestruturação da Secretaria Nacional da Juventude, órgão federal que atua na proposição de políticas públicas voltadas para a juventude. A conferência também simbolizou o fortalecimento do Conselho Nacional da Juventude, que passará a ter uma atuação mais efetiva junto aos jovens para a formulação conjunta de políticas públicas. A medida busca aproximar a juventude da tomada de decisões governamentais a nível nacional.

O presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão, exaltou o engajamento de Hortolândia na proposição de políticas públicas para a juventude, sobretudo pela alta participação popular nas eleições do Conselho Municipal do segmento. “Fico feliz de estar com a delegação de Hortolândia, cidade pela qual tenho o maior carinho. Tive a oportunidade de visitar a cidade e acompanhar a mobilização da juventude. Reconhecer a importância do CNJ é reconhecer a mobilização e organização da juventude em todo território nacional. A eleição de jovens candidatos, em Hortolândia, foi muito importante para o futuro da cidade e reflete a importância da mobilização da juventude no Brasil”, encerra Marcus Barão.