Hortolândia participa do 2º Seminário Nacional de Gestores e Gestoras Municipais de Juventude

Durante encontro, Hortolândia aderiu ao Sistema Nacional de Juventude e à Estação Juventude, além de receber capacitação sobre melhorias do programa ID Jovem

Hortolândia segue articulando relações com o Governo Federal a fim de impulsionar as Políticas Públicas voltadas à juventude. Prova disso é a participação de Hortolândia, entre os dias 20 a 23 de maio, no 2º Seminário Nacional de Gestores e Gestoras Municipais de Juventude. O encontro nacional foi organizado, em Brasília, pela SNJ (Secretaria Nacional de Juventude) da Secretaria-Geral da Presidência da República. A Prefeitura de Hortolândia foi representada pelo assessor departamental do Setor de Juventude da Secretaria de Governo, Daniel Anselmo.

O 2º Seminário Nacional de Gestores e Gestoras Municipais de Juventude tem o objetivo de promover a interlocução entre o governo federal e os governos municipais, representados pelos gestores de políticas públicas voltadas à juventude. O encontro durou três dias e reuniu cerca de 100 gestores municipais de todas as regiões do país.

O seminário promoveu, na terça-feira (21/05), o relançamento do programa ID Jovem e a capacitação dos gestores sobre o SINAJUVE (Sistema Nacional de Juventude), plataforma do Governo Federal que reúne as Políticas Públicas de Juventude em todo território nacional. Com a participação no seminário, Hortolândia formalizou a adesão ao SINAJUVE e à Estação Juventude, programa que visa potencializar o acesso a tecnologias sociais para a promoção e garantia dos direitos das juventudes.

A programação do encontro foi encerrada, nessa quarta (22/05), com a realização de uma Mesa de Debate sobre programas e projetos da Secretaria Nacional de Juventude para 2024 e uma agenda política em defesa das políticas de juventude com a Frente Parlamentar de Juventude, no Congresso Nacional.

Para o assessor departamental do Setor de Juventude, Daniel Anselmo, a participação de Hortolândia otimiza a implementação de serviços públicos voltados à juventude no município. “Mais uma vez, Hortolândia demonstra estar um passo à frente, ao participar desse seminário e estreitar a articulação com o Governo Federal para a promoção de Políticas Públicas para nossos jovens. A participação de Hortolândia nesse seminário nacional é extremamente importante, porque facilita a oferta do ID Jovem, reforça o Sistema Nacional de Juventude e colabora para implementação da Estação Juventude na nossa cidade. Juventude não é somente o futuro, é o presente”, avalia Daniel Anselmo.

ID Jovem em Hortolândia

O ID Jovem (Programa de Identidade Jovem) é a carteira das juventudes que possibilita os benefícios de meia-entrada em eventos artísticos-culturais e esportivos, além de garantir vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Em Hortolândia, o sistema será divulgado, a partir de junho deste ano, pelo Setor de Juventude do Departamento dos Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Governo. Jovens interessados em aderir ao programa podem esclarecer dúvidas sobre o serviço comparecendo ao Setor de Juventude de Hortolândia, a partir do próximo mês, já no novo endereço, no Novo Paço Municipal, na região do Jd. Novo Ângulo.