Conselheiros Municipais da Juventude tomam posse em Hortolândia

Primeira reunião do Conselho Municipal da Juventude definiu Mesa Diretora para o biênio 2023-2025

A Prefeitura de Hortolândia promoveu, nessa quarta-feira (24/05), a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal da Juventude para o biênio 2023-2025. A solenidade reuniu os 12 membros titulares e seus respectivos suplentes no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro.

Acompanhados de amigos e familiares, os novos membros do Conselho Municipal da Juventude compareceram à cerimônia para assinatura do termo de posse e realização da primeira reunião, que definiu a mesa diretora. Durante dois anos, os jovens vão participar da proposição de Políticas Públicas em representatividade a vários segmentos da sociedade. Dos 12 membros titulares, seis são apontados pelo Poder Público e seis são representantes da sociedade civil, eleitos em processo marcado pela alta participação popular para um conselho dessa natureza jurídica. Em abril deste ano, 1.859 eleitores participaram do pleito. Regimentado pela lei municipal 4.032, publicada em setembro do ano passado, o Conselho Municipal da Juventude foi criado como forma de fomentar a participação dos jovens na política. Consulte abaixo os segmentos da sociedade civil e as secretarias da Administração Pública Municipal representados pelo conselho.

Responsável por entregar o certificado de posse a cada membro do conselho, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, avaliou como fundamental a participação da juventude na política. “A luta dos jovens durante a emancipação de Hortolândia foi muto importante, porque nós tínhamos uma juventude muito ativa, engajada na linha de frente das discussões. Hortolândia chegou aonde chegou devido ao comprometimento dos jovens, que devem estar inseridos no debate público, na tomada de decisões da política. Nós temos uma equipe de gestores acima da média, que realiza o trabalho com paixão, amor e dedicação. Que esses jovens possam nos ajudar a continuar fazendo a diferença, que possamos juntos construir pontes de diálogo com os vários segmentos da sociedade”, comentou. Zezé Gomes citou, como exemplo de gestão voltado aos jovens, os vários projetos realizados pela Secretaria de Esporte na promoção de 24 modalidades esportivas pela cidade, algumas das quais contam com atletas premiados em competições nacionais e internacionais.

Participar da primeira competição internacional é um sonho prestes a ser realizado por Jefferson Laves, membro do conselho para as entidades ligadas ao esporte e lazer. O jovem de 20 anos vai representar Hortolândia, no final de junho deste ano, no campeonato mundial de Muay Thai realizado em Venezea, na Itália. “As minhas expectativas como membro do conselho são as melhores possíveis. Uma das ações que propus e vou realizar, após minha volta da Itália, é a introdução de projetos sociais voltados para a prática de artes marciais nas escolas”, comenta Jefferson Laves, que iniciou a trajetória como atleta em uma escolinha esportiva da Prefeitura de Hortolândia.

Além de ter sido a candidata mais votada no pleito realizado em abril, Vitória Crepaldi, representante dos movimentos estudantis, é também a mais jovem entre todos os membros. Escolhida para assumir o posto de presidente do Conselho Municipal da Juventude, cargo responsável por coordenar os trabalhos e reuniões do grupo, a jovem de apenas 16 anos não se deixa intimidar. “Eu estou muito confiante e tranquila que vou assumir bem o cargo de presidente durante o próximo biênio. Atuar na vida política é uma responsabilidade muito grande, mas eu me sinto preparada. É muito bom saber que eu tenho o respaldo da população, pela quantidade expressiva dos votos que recebi. Como estudante da rede pública, vou propor ações de melhoria para as escolas da nossa cidade”, comenta.

O presidente anterior e atual representante da Secretaria Municipal de Governo no conselho, Daniel Anselmo, credita ao Conselho Municipal da Juventude sua formação política. “Durante o primeiro biênio do conselho, eu tinha 16 anos. Na época, fui representante dos movimentos estudantis. Foi devido à minha atuação naqueles dois anos que desenvolvi a paixão pela política”, comenta. Daniel Anselmo, que também é chefe do Setor de Política Públicas para a Juventude do Departamento de Direitos Humanos, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, avalia que a atuação no conselho de membros indicados pela Administração Pública Municipal é fundamental como forma de auxiliar e orientar os membros menos experientes nas ações e proposições de políticas públicas.

A presidência do Conselho Municipal da Juventude é alternada, a cada biênio, entre membros eleitos pela sociedade civil e os indicados pelo Poder Público. Conheça, abaixo, todos os membros que compõe a atual formação do conselho para o biênio 2023-2025:

Conselheiros de Juventude

Biênio 2023 – 2025

SOCIEDADE CIVIL

Movimentos estudantis

Titular: Vitória Crepaldi Valero de Alencar

Suplente: Diego Gomes dos Santos

Movimentos sociais

Titular: Douglas Carvalho

Suplente: Willian Gabriel Pipino Silva

Movimentos LGBTQI+

Titular: Kadmiel Henrique