Jovens de Hortolândia discutem propostas na 2ª Conferência Municipal da Juventude

Proposições integrarão um documento que será apresentado nas conferências de juventude nas etapas regional, estadual e nacional

O Conselho Municipal de Juventude, colegiado ligado ao segmento das Políticas Públicas da Juventude do Departamento de Direitos Humanos, órgão vinculado à Secretaria de Governo, realizou, nesta quinta-feira (28/09), a 2ª Conferência Municipal de Juventude. Organizada no Auditório do Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jd. Amanda, a conferência reuniu estudantes e autoridades do governo para a proposição de Políticas Públicas voltadas ao segmento da juventude. O encontro também contou com o talento do dançarino de Hip Hop, Lukinha, e com apresentação musical do Coletivo Afro IF.

A 2ª Conferência Municipal de Juventude foi organizada para oferecer um espaço participativo e inclusivo para que os jovens possam expressar opiniões, debater temas relevantes e apresentar proposições para a formulação de políticas públicas voltadas ao segmento. Durante a conferência, os participantes foram divididos em grupos de trabalhos conforme os quatro eixos temáticos previamente abordados nas pré-conferências, realizadas entre os dias 19 a 22 de setembro. Cada grupo de trabalho debateu temas que serão compilados em um documento que servirá de base para as políticas públicas de juventude na cidade, na região, no Estado e no País. Esse documento também será entregue à Prefeitura de Hortolândia e à Câmara Municipal de Vereadores.

Presente na conferência, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, ressaltou a participação da juventude no desenvolvimento da cidade. “Desde o processo de emancipação, os jovens sempre tiveram uma participação importante na construção da nossa cidade. A juventude vive um momento ímpar da história de Hortolândia, uma cidade inteligente que se abre para o diálogo com a juventude. Essa conferência vai nos permitir colher as propostas da juventude para nos ajudar no desenvolvimento das políticas e projetos. Quando olho para esses jovens, vejo potenciais vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas. É exatamente esse o nosso convite a todos os jovens, que utilizem ao máximo o potencial de cada um”, afirma Zezé Gomes.

Além de debater temas alinhados com o Plano Nacional da Juventude, a 2ª Conferência Municipal de Juventude promoveu a eleição de 28 delegados que representarão os jovens de Hortolândia na Conferência Regional de Juventude, que será realizada em Campinas, no dia 30 de setembro. Desses delegados, serão eleitos alguns representantes para integrar a comitiva que participará da Conferência Estadual de Juventude, entre os dias 27 e 28 de outubro, em Olímpia. Por fim, quatro delegados serão eleitos para representar a juventude de Hortolândia na conferência nacional, programada para ser realizada em Brasília, em dezembro deste ano.

O assessor de Políticas Públicas para a Juventude do Departamento de Direitos Humanos, Daniel Anselmo, destaca a contribuição da conferência para a formação política e de opinião dos jovens. “A juventude, mais uma vez, demonstra por que tem se tornado referência na cidade. Os jovens não só participaram da conferência, mas também debateram, criaram propostas que serão muito relevantes para o Poder Público. Essas propostas não se limitaram apenas ao município, já que os jovens apresentaram propostas muito construtivas para a região, para o estado e a nível nacional. Muitos desses jovens entraram como alunos e saem daqui, hoje, como formadores de opinião para a cidade de Hortolândia”, comenta Daniel Anselmo, ao informar que as propostas debatidas serão apresentadas ao Executivo Municipal ainda nesta sexta-feira (28/09).

A estudante do Ensino Médio da E. E. (Escola Estadual) Priscila Fernandes da Rocha, Ana Clara de Souza Marques, acredita que a conferência facilita a exposição de ideias por parte dos jovens. “Eu achei muito legal porque é uma oportunidade dos jovens darem opiniões, apresentarem melhorias e participarem da política”, opina.

Para o secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafú, a atuação na vida pública e política começa na juventude. “Eu acredito que a principal contribuição desta conferência é estimular a reflexão sobre dois vieses. Os jovens precisam refletir sobre os direitos e as oportunidades com os quais desejam ser olhados pelo município, pelo estado e pelo país. Assim como minha trajetória política começou na adolescência, aos 16 anos, é necessário que os jovens atuem ativamente na política, indicando representantes para defender as políticas da juventude nas esferas do Poder Público. O futuro de Hortolândia está aqui dentro, neste auditório. Quando pensamos a cidade 30 anos à frente, o fazemos pensando nos nossos jovens”, conclui Cafú, ao enfatizar que o Governo acolherá as proposições compiladas durante a 2ª Conferência Municipal de Juventude.

Consulte abaixo os eixos temáticos da 2ª Conferência Municipal de Juventude de Hortolândia:

Eixo 1

Direito à Educação, Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda, Direito à Saúde

Eixo 2

Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil, Direito à Diversidade e à Igualdade, Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão

Eixo 3

Direito à Cultura, Direito ao Desporto e ao Lazer, Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente

Eixo 4

Direito ao Território e à Mobilidade, Direito à Segurança Pública e ao acesso à Justiça e ao Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE)