População de Hortolândia elege novos membros do Conselho Municipal da Juventude

Eleição contou com a participação de mais de 1.800 eleitores

O Conselho Municipal da Juventude, vinculado ao Departamento de Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Governo, realizou, nesta terça-feira (25/04), a eleição dos novos membros para o biênio 2023-2025. Mais de 1.800 eleitores de Hortolândia compareceram às duas unidades do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) nos bairros Remanso Campineiro e Jd. Amanda, para escolher os representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho.

Regimentado por meio da Lei Municipal nº 4032, publicada em setembro de 2018, o Conselho Municipal da Juventude foi criado como forma de fomentar a participação da juventude na proposição de Políticas Públicas no município. Os membros titulares e os respectivos suplentes eleitos representam grupos ou coletivos de segmentos da sociedade civil (movimentos estudantis, sociais e LGBTQIA+ e as entidades ligadas às relações raciais e étnicas, ao esporte e lazer e às questões da deficiência e mobilidade reduzida). Além dos titulares eleitos pela sociedade civil, o Poder Público indicará outros membros ligados às Secretarias de Cultura, Educação, Saúde, Esporte, Governo e Inclusão e Desenvolvimento Social. Todos os membros e suplentes eleitos possuem entre 16 a 29 anos e são moradores de Hortolândia.

Em comparação ao primeiro pleito do Conselho Municipal da Juventude, realizado em novembro de 2019, a eleição desta terça-feira registrou aumento exponencial da participação popular. Em 2019, 76 eleitores haviam participado do processo de votação. Já nesta eleição, participaram 1.859 eleitores. De acordo com apuração realizada pela Comissão Organizadora da Eleição e pelo Setor de Políticas Públicas para Juventude, foram contabilizados 6.997 votos, dos quais 197 nulos e 5 brancos (cada eleitor pôde escolher seis candidatos – um para cada segmento).

O chefe do Setor de Políticas Públicas para a Juventude, do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Governo, Daniel Anselmo, acredita que o salto no número de eleitores mostra o maior interesse da juventude pelas questões políticas da cidade. “Cada vez mais os jovens têm procurado o setor de políticas para juventude no Departamento de Direito Humanos. Essa eleição mostra o poder da Juventude, que está cada vez mais articulada politicamente. Mesmo com uma eleição durante a semana, realizada em uma terça-feira, o número de eleitores foi muito expressivo. Esta eleição entra para a história como a mais votada em um conselho que não tem fins lucrativos”, avalia. Daniel Anselmo, que também é presidente do Conselho Municipal da Juventude, justifica a maior participação popular devido às intensas divulgações em escolas e ONG’s do município. Os próprios candidatos se envolveram diretamente na divulgação em escolas, universidades e até mesmo em comércios.

Representante dos Movimentos Estudantis, Vitória Crepaldi foi a candidata que mais recebeu votos nesta eleição. Com 1.238 votos recebidos, a jovem comemora o resultado da eleição. “É uma satisfação muito grande em fazer parte desse processo, saber que tantas pessoas depositaram o seu voto e confiança em mim. Minha expectativa é realizar o melhor trabalho possível em prol da população jovem de Hortolândia”, comenta.

Com mais de 1.000 votos recebidos, o representante eleito para os Movimentos Sociais, Douglas Carvalho, projeta sua atuação no Conselho. “Eu quero agregar e trabalhar junto com o Conselho Municipal da Juventude, trazendo representatividade aos jovens. Quero atender as necessidades e levar ideias e projetos que favoreçam nossa juventude, para que os jovens assumam um papel de protagonismo na busca por nossos direitos”, encerra.

Os membros eleitos devem tomar posse em maio deste ano.

Conheça os candidatos eleitos

Movimentos Estudantis

Titular: Vitória Crepaldi Valero de Alencar (1238 votos)

Suplente: Diego Gomes dos Santos (157)