Hortolândia participa da Conferência Estadual de Juventude

Encontro elegeu os jovens que representarão a cidade na etapa nacional, em Brasília

A Prefeitura de Hortolândia participou, nessa quinta e sexta-feira (23 e 24/11), da 4ª Conferência Estadual de Juventude, realizada no Parque Aquático Thermas dos Laranjais, em Olímpia. O evento promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, do Governo do Estado de São Paulo, reuniu mais de 750 jovens representantes de diversos municípios paulistas.

O encontro estadual para debater as políticas públicas voltadas à juventude foi organizado com o objetivo de ampliar a discussão dos temas previamente abordados nas conferências municipais. Em Hortolândia, a Conferência Municipal de Juventude foi realizada, em setembro deste ano, pelo Conselho Municipal da Juventude colegiado ligado ao segmento das Políticas Públicas da Juventude do Departamento de Direitos Humanos, órgão vinculado à Secretaria de Governo.

No encerramento da conferência estadual, foram eleitos, em plenária geral, os 121 delegados representantes da sociedade civil e do poder público para a Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá entre os dias 14 a 17 de dezembro, em Brasília. A conferência também elegeu 12 delegados representantes do Conselho Estadual da Juventude e sete delegados indicados pela Comissão Organizadora Estadual, concluindo uma representação estadual formada por 140 delegados. Com três delegados eleitos, Hortolândia figurará como a segunda maior delegação da RMC (Região Metropolitana de Campinas) na conferência nacional.

O assessor de Políticas Públicas para Juventude do Departamento de Direitos Humanos, Daniel Anselmo, enfatiza os esforços da Administração Pública Municipal. “A participação da nossa delegação na etapa nacional nos permitirá encaminhar as propostas que foram discutidas em setembro, na Conferência Municipal de Juventude. Isso mostra, mais uma vez, a força, a articulação e a capacidade de Hortolândia em debater as políticas públicas voltadas à juventude. A participação da nossa cidade na Conferência Nacional encerra um ano marcado por várias ações positivas no segmento da juventude”, comenta Daniel Anselmo, que integra a delegação que representará Hortolândia, em Brasília.

Maria Eduarda de Souza Felizardo, aluna do Ensino Médio da ETEC (Escola Técnica Estadual) de Hortolândia, participou ativamente da conferência municipal. Ela comenta sobre a expectativa de compor a delegação de Hortolândia em Brasília. “Representar meu município a nível nacional com certeza será uma experiência sem comparação. Nunca imaginei participar de algo com tamanha magnitude no meu país, e que ainda dará voz a inúmeros jovens que pensam como eu. Estou empolgada, porque isso vai me trazer memórias e um crescimento gigante”, relata Maria Eduarda.

Animação que também contagia a jovem Maria Eduarda Gonçalves da Silva, outra delegada eleita. “Me sinto muito feliz por ter passado por essa etapa Estadual, e muito animada para poder representar Hortolândia e ser a porta voz daqueles tanto que admiro e respeito”, afirma a jovem ligada à OSC (Organização da Sociedade Civil) Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia.

Prevista no Estatuto da Juventude, a Conferência Nacional de Juventude é o maior evento brasileiro de políticas públicas voltadas à juventude. O encontro contará com a participação de lideranças jovens de todas os estados brasileiros. Servindo como um espaço democrático de integração entre o Governo e a Sociedade Civil, a 4ª Conferência Nacional de Juventude abordará, entre os dias 14 e 17 de setembro, proposições divididas em 12 eixos temáticos ligados aos direitos à educação, trabalho, diversidade, saúde, cultura, comunicação, lazer, sustentabilidade, mobilidade, segurança pública e o Sistema Nacional de Juventude.

Envolvida na organização da 2ª Conferência Municipal de Juventude de Hortolândia, a estudante Vitória Crepaldi Valero de Alencar compõe a delegação que representará a cidade na conferência nacional. “É muito gratificante, como Presidenta do Conselho Municipal de Juventude, representar Hortolândia na 4ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, para discutir e debater sobre políticas públicas para a juventude brasileira”, encerra Vitória Crepaldi.