Hortolândia participa do II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres

Encontro reuniu 300 gestoras de políticas para as mulheres de governos estaduais, distrital e municipais

A Prefeitura de Hortolândia participou, entre os dias 11 e 12 de junho, do II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres. O evento, organizado pelo Ministério das Mulheres, reuniu cerca de 300 gestoras dos governos estaduais, distrital e municipais, no Museu Nacional da República, em Brasília. Hortolândia foi representada no fórum pela diretora do Departamento da Mulher, órgão vinculado à Secretaria de Governo, Josefa Teixeira.

O II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres debateu temas relacionados à gestão de políticas, intercâmbio de experiências, participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, além de apresentar estratégias de integração e articulação das políticas para as mulheres em todo território nacional.

O encontro também fomentou, por meio dos discursos das autoridades presentes, entre as quais ministras, governadoras, senadoras e deputadas federais, temas como misoginia, igualdade salarial, violência de gênero e orçamento público para proposição de políticas públicas voltadas às mulheres.

Durante a abertura do evento, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, enfatizou a importância das gestoras municipais no avanço das políticas para as mulheres. “A maior parte dos avanços que nós temos é graças a vocês que estão lá no município fazendo o trabalho do dia a dia e que muitas vezes ainda estão no papel de coordenadoria, de assessoria e não no de secretárias”, declarou a ministra Cida Gonçalves, ao cobrar que os municípios priorizem a criação de Secretarias das Mulheres.

Após a abertura do evento, o fórum deu início à mesa de discussão sobre o tema “Ampliando a Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão”, que debateu o empoderamento das Mulheres na Perspectiva Institucional e o combate ao machismo postural no âmbito da política. O primeiro dia do evento também contou com o lançamento da campanha “Mais Mulheres no Poder, Mais Democracia”, que exibiu dados sobre a sub-representatividade das mulheres na política e apresentou os materiais informativos que serão utilizados em ações de divulgação.

A diretora do Departamento da Mulher, Josefa Teixeira, avalia a participação de Hortolândia no fórum nacional. “Trouxemos conhecimentos importantes para o avanço na garantia dos direitos, proteção, apoio e cuidado das meninas e mulheres atendidas pelo Departamento da Mulher. Como única participante da RMC (Região Metropolitana de Campinas) nesse importante encontro, pretendo replicar materiais e informações com os organismos de mulheres da Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres da Região Metropolitana de Campinas como forma de promover crescimento regional no trabalho em prol das mulheres”, afirma Josefa Teixeira.

O II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas paras as Mulheres contou, ainda, com debates sobre “Articulação Institucional e Participação Política das Mulheres”, “Enfrentamento à Violência contra as Mulheres” e “Autonomia Econômica”. O encontro formalizou o lançamento dos cursos virtuais “Gestão e Implementação de OPM (Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres)” e “O Protagonismo das Mulheres: Passos para a Atuação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão”.

O fórum nacional foi encerrado com a apresentação de um mapeamento para diagnóstico das estruturas de gestão de políticas para as mulheres e com informes sobre a V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada em 2025.