Obras da Praça da Cidadania de Hortolândia caminham para etapa final

Complexo já conta com 75% das etapas finalizadas; inauguração do espaço está prevista para este ano

As obras para construção da Praça da Cidadania do Jd. Novo América, na região do Novo Ângulo, continuam operantes. Nesta quinta-feira (03/08), o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, visitou o complexo, que contará com infraestrutura de lazer, esporte e uma escola de qualificação profissional. O secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafú, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos, também acompanharam as obras para construção da Praça da Cidadania.

Com uma área total de 7 mil metros quadrados, a Praça da Cidadania é um empreendimento realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. O complexo abrigará uma infraestrutura diversificada para a prática de atividades esportivas e de lazer. A Praça contará com uma quadra poliesportiva coberta, uma quadra de futebol Society, uma pista de skate, uma pista de caminhada, além de área playground, academia ao ar livre, arena, jardim, horta, pergolado e um redário, para que a comunidade possa aproveitar e relaxar nas redes. Como forma de aumentar a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos à população, o espaço também abrigará uma Escola de Qualificação Profissional.

Ao percorrer todas as áreas do complexo em construção, o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, avaliou os impactos positivos da entrega de mais um equipamento público no município. “Hoje estamos acompanhando as obras para conclusão da Praça da Cidadania, no Jd. Novo América. Ao caminharmos por este espaço, nesta obra que está quase sendo finalizada, percebemos que se trata de um projeto muito lindo, que traduz o conceito de cidade inteligente e sustentável. Nesta etapa final, é importante nos atentarmos a cada detalhe, para entregarmos a Praça da Cidadania da melhor forma possível. Esta é mais uma obra que demonstra o cuidado com as pessoas, ao aproximar os equipamentos públicos da população”, afirma Zezé Gomes.

Em frente à Escola de Qualificação Profissional, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos, relembra as negociações das quais participou ativamente, em 2021, para a implantação da Praça da Cidadania. “Quando participamos das primeiras reuniões para definir o projeto de construção da Praça da Cidadania em Hortolândia, recebemos duas propostas do governo estadual. A primeira para construção de uma praça menor, de 4 mil metros quadrados. A segunda, para um espaço maior, de 7 mil metros quadrados. Como nossa proposta inicial era a de usar este espaço para aumentar a oferta de cursos profissionalizantes à população, optamos pelo segundo projeto, com uma área maior. É muito bom acompanhar a conclusão desta obra e perceber que, muito em breve, vamos entregar um equipamento público diferenciado à população”, comenta Maria dos Anjos. A Escola de Qualificação Técnica é formada por dez cômodos, onde serão ministradas aulas de informática, culinária, estética, entre outros cursos. No local, também serão ofertados cursos gratuitos em parceria com o Fundo Social de Hortolândia.

As obras para construção da Praça da Cidadania caminham para a etapa final do empreendimento. No local, equipes trabalham para finalizar alguns acabamentos como implantação das calçadas, plantio de gramas, montagem de cobertura, instalação elétricas e hidráulicas, além de interferência em paisagismo. Segundo o secretário de Governo, Cafú, o empreendimento requer alguns detalhes adicionais. “Além da iluminação, nós também vamos instalar câmeras de monitoramento. Embora não esteja no projeto, também vamos construir um vestiário, para garantir mais conforto às pessoas que frequentem o espaço para praticar esporte ou lazer. Esta é uma obra que foi planejada com qualidade, sustentabilidade e inteligência como forma a cuidar das pessoas”, avalia Cafú.