Prefeito vistoria obras de construção da Praça da Cidadania

Com investimentos de R$ 5,4 milhões, complexo contará com infraestrutura esportiva, de lazer e abrigará escola de qualificação profissional

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes vistoriou nesta quinta-feira, 13 de abril, as obras de construção da Praça da Cidadania do Jardim Nova América, região do Novo Ângulo. Acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, o prefeito caminhou pela área de cerca de 7 mil metros quadrados e pode contemplar a grandiosidade do projeto, que contará com diversos dispositivos voltados ao esporte, lazer e para o desenvolvimento de cursos de qualificação profissional.

"Essa praça será um local diferenciado dentro do nosso município. Ela terá a finalidade de atrair pessoas de todas as idades, seja para aproveitar as quadras ou o campo para jogar bola, ou para utilizar a pista de caminhada e ciclovia para um momento de lazer. Aqui teremos ainda um redário, para que a comunidade possa aproveitar e relaxar nas redes, teremos horta comunitária, academia ao ar livre, pista de skate, parque infantil e a nossa tão aguardada escola de qualificação profissional, que sem dúvida, será importantíssimo na formação de pessoas para o nosso mercado de trabalho", destacou Zezé Gomes.

Por falar em qualificação profissional, durante a vistoria, o prefeito e a presidente do Fundo Social pode constatar que a obra que está mais adiantada é do prédio onde será instalada a escola. "Pude conferir no projeto que as fundações já estão prontas e as paredes começaram a subir. Sem dúvida um momento de grande emoção, ainda mais porque estamos localizados numa região que foi transformada por meio da luta popular. Foi aqui, há mais de 30 anos, que o povo se organizou e ocupou a área em busca de um teto para morar. Quando o meu amigo e saudoso prefeito Angelo Perugini assumiu a Prefeitura, tive a honra de contribuir diretamente nas ações de regularização fundiária e nos projetos de infraestrutura. Foi ai que fomos atrás e construímos a Ponte da Esperança (Estaiada), fizemos a avenida do Corredor Metropolitano e hoje seguimos com esse projeto de desenvolvimento regional trazendo o novo Paço Municipal para cá, que sem dúvida vai atrair outros grandes empreendimentos comerciais, contribuindo diretamente na geração de emprego e renda para a nossa gente. Por tudo isso, a Praça da Cidadania vem como se fosse a cereja desse lindo bolo, que sem dúvida, será muito utilizado pela população", declarou o prefeito hortolandense.

A construção da Praça da Cidadania do Jardim Nova América é fruto de parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Segundo o prefeito, a conquista do empreendimento foi viabilizada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos. “Eu tinha acabado de assumir a Prefeitura e no mês de maio de 2021 recebi uma ligação da Casa Civil do Governo Estadual, se interessaria a Hortolândia receber o projeto da Praça da Cidadania. No mesmo instante, disse que sim e coloquei a Maria dos Anjos para realizar as tratativas e assim poder construir a mais bela Praça da Cidadania do Estado de São Paulo”, comentou Zezé Gomes.

A partir deste primeiro passo dado pelo prefeito Zezé Gomes, a presidente do Fundo Social realizou uma verdadeira peregrinação. Maria dos Anjos criou uma comissão e foi visitar, no mês de setembro de 2021, a Praça da Cidadania da cidade de Guarulhos, a primeira construída no Estado. No mês seguinte realizou reunião com o então presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Fernando Chucre, onde discutiu as tratativas do programa e equipamentos que o projeto hortolandense poderia ser contemplado. Durante todo o processo, Maria lutou para que a Praça da Cidadania fosse contemplada com a escola de qualificação profissional. “Realizamos diversas reuniões e a pauta da escola de qualificação era insistentemente defendida por nós. Tínhamos a opção de receber o projeto para uma praça de 4 mil metros quadrados ou de 7 mil metros quadrados. Optamos pela maior, porque eu não abri mão da Escola de Qualificação Profissional, que com certeza, ajudará muito a nossa comunidade. Acredito que a Praça da Cidadania será um espaço completo, aliando conhecimento profissionalizante, esporte e lazer”, destacou Maria.