Superação e vitalidade marcam o 1º Campeonato de Boxe da Melhor Idade de Hortolândia

Evento esportivo na terça-feira (30/04) lotou o Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jd. Amanda

Golpes como jabs, diretos, cruzados, ganchos e uppercuts. Quem compareceu, na terça-feira (30/04), ao Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jd. Amanda, pôde assistir a um campeonato de boxe diferenciado. Isso porque o CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Jd. Amanda organizou o 1º Campeonato de Boxe da Melhor Idade da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O evento organizado pelo órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo foi marcado pelo espírito competitivo, superação e reconhecimento do protagonismo da pessoa idosa. Compareceram ao campeonato o Secretário de Governo, Cafú César, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos.

No teatro hortolandense palco de tantos espetáculos artísticos e culturais, um ringue especialmente montado pela Secretaria de Serviços Urbanos deu vida à exibição da nobre arte, como é conhecido o boxe no universo das artes marciais. Embora tenha sido organizado em caráter de exibição, sem considerar nocautes, o 1º Campeonato de Boxe da Melhor Idade do Jd. Amanda proporcionou uma atmosfera de competição real aos idosos participantes.

No total, a competição reuniu 16 pessoas, sendo cinco duplas femininas e três duplas masculinas, todos acima dos 60 anos. Trajados com calções, coletes de proteção do tórax, capacetes e luvas 14 oz (onças), os idosos vivenciaram a experiência de subir ao palco ao som de uma música tema escolhida por eles próprios, enquanto eram apresentados pelo announcer (locutor oficial desta modalidade) e ovacionados por amigos e familiares que compareceram em peso ao teatro.

Uma experiência única que marcou a vida dos idosos que participam das aulas de boxe do Centro de Convivência da Melhor Idade, como é o caso de Jacira Pacheco, de 69 anos. “Nunca imaginei que eu, depois de idosa, iria participar de algo assim, principalmente de um campeonato de boxe. Todo o dia eu tenho a obrigação de me levantar e ir ao Centro de Convivência para participar das atividades. É como se eu tivesse que me levantar para ir ao trabalho”, compara a aposentada, que há dois anos está inscrita no CCMI do Jd. Amanda.

Já no ringue, as presenças das ring girls, do árbitro e do cutman, pessoa responsável por cuidar dos lutadores, aumentavam ainda mais a experiência de um combate real. O clima de competição ganhou vida com a execução da música tema do clássico filme de boxe “Rock, Um Lutador”, a canção “Eye of The Tiger”, da banda Survivor. As lutas foram divididas em dois rounds, com um minuto cada. Ao final do combate, cada idoso foi premiado com medalhas fornecidas pela Secretaria de Esportes e Lazer.

A coordenadora do CCMI do Jd. Amanda, Josiane Crepaldi, exalta os esforços intersetoriais na organização do evento. “É simplesmente maravilhoso ver a participação dos idosos, que estão sempre dispostos a participar das atividades. Este campeonato é o resultado de um trabalho conjunto. O sentimento é de gratidão aos idosos e à Prefeitura, que possibilitou a realização desse evento”, afirma Josiane Crepaldi.

O ex-lutador profissional e treinador de boxe do CCMI, Alexandre Amaro, elenca os benefícios da arte marcial para o público da melhor idade. “O boxe não se resume apenas a jabs e diretos. O boxe é humanidade, carinho, respeito, humildade. O esporte proporciona tudo isso e o boxe, em especial, dá muita autoconfiança aos idosos, levando a essência da vida, da prática esportiva, do companheirismo, de fazer o bem e ajudar ao próximo. O esporte me resgatou e poder retribuir isso às pessoas com deficiência e aos idosos é algo muito gratificante”, comentou Alexandre Amaro, que também leciona aulas de boxe a pessoas com deficiência atendidas pela OSC (Organização da Sociedade Civil) Luta Pela Vida.

Entre todos os participantes, um chamou a atenção em especial. O mais velho entre todos os lutadores, com 87 anos, o idoso Sebastião Félix da Silva esbanjou superação e vitalidade na competição. “Eu estou bem graças a Deus. Eu nunca tinha participado de um campeonato de boxe. Foi muito bom”, revela.

Para o Secretário de Governo de Hortolândia, Cafú César, a organização do 1º Campeonato de Boxe da Melhor Idade é uma forma de reconhecer os esforços dos idosos na construção da cidade. “Esse é um governo que se preocupa em cuidar das pessoas, desde as criancinhas àqueles acima dos 60 anos. Se nossa cidade se tornou o que é hoje, devemos à experiência e esforços dos idosos, que participaram ativamente do desenvolvimento de Hortolândia. Quando pensamos a cidade para os próximos 30 anos, visamos cuidar das gerações futuras, priorizando a longevidade do nosso povo”, declarou Cafú César.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, destacou o ineditismo da competição de boxe voltada aos idosos. “Cada atividade promovida com os idosos tem o objetivo de trazer melhor qualidade de vida ao público da melhor idade. Por isso, poder assistir ao boxe adaptado à melhor idade é uma oportunidade muito gratificante. O esporte adaptado, seja para pessoas com deficiência ou idosos, colabora para o empoderamento das pessoas. É, sem dúvidas, um evento que ficará marcado na história de Hortolândia e que vai inspirar outras cidades”, encerra Maria dos Anjos.

Consulte imagens do 1º Campeonato de Boxe da Melhor Idade clicando neste LINK.