Prefeitura de Hortolândia lança programa “Juntas no Ciclo”, nesta terça-feira (18/07)

Programa foi inspirado por campanha criada pelo Fundo Social e beneficiará 3 mil mulheres por mês com a doação de absorventes

A Prefeitura de Hortolândia oficializa, na terça-feira (18/07), o lançamento do programa “Juntas no Ciclo”. Realizada, até então, exclusivamente por meio de doações, a campanha passa a ser programa municipal, destinando mensalmente absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade menstrual. A adesão do governo municipal ao programa é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, órgão da Secretaria de Governo, em parceria com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A cerimônia de lançamento do programa acontecerá na Associação Beneficente “Pedra Viva Moriah”, localizada na Rua Projetada II, 77, no Residencial Paraíso Novo Ângulo.

Um kit com 16 absorventes higiênicos distribuído gratuitamente a mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa do governo integra o “Programa Municipal de Promoção da Dignidade Menstrual”, regulamentado pela lei orgânica 4.014, de julho de 2022. O objetivo do programa é garantir atenção integral à saúde da mulher, educando a população sobre o ciclo menstrual e os cuidados necessários. Com o lançamento do programa, a Prefeitura de Hortolândia destinará, mensalmente, 3 mil kits de absorventes a mulheres atendidas pelos serviços assistenciais da cidade. Ao todo, o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) distribuirá, por mês, 2 mil kits, o Fundo Social de Solidariedade, 500 e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) repassará mensalmente 500 kits a mulheres assistidas pelas entidades e abrigos assistenciais.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, avalia que a oficialização do programa proporciona dignidade às mulheres em situação de vulnerabilidade social. “A campanha ‘Juntas no Ciclo’ é a mais difícil do Fundo Social, porque o fluxo das mulheres é mensal e, nem sempre, as doações dos absorventes acompanham o mesmo ritmo. A articulação para tornar a campanha um programa de governo nasceu da necessidade de atender as mulheres que não têm condições de comprar esses itens. É uma forma de o governo promover a dignidade menstrual, cuidando das mulheres que mais precisam”, afirma Maria dos Anjos.

Embora oficializada como programa municipal, o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia reforça que é importante a população continuar com as doações de absorventes para a campanha “Juntas no Ciclo”, como forma de ampliar o número de mulheres beneficiadas. Além do programa "Juntas do Ciclo", o Fundo Social de Hortolândia promove a "Campanha do Agasalho", "Campanha Uma Mão na Roda e Outra no Coração", "Farmácia Solidária", "Programa Cuidar", "Alimento Solidário" e também oferta gratuitamente cursos profissionalizantes em diversas áreas.  Interessados em endossar as campanhas sociais podem comparecer à nova sede do órgão para realizar doações.

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DE HORTOLÂNDIA

Endereço: Rua José Athanázio Bueno, 260, Jd. Santana