Juntas no Ciclo fecha 2022 com mais de 30 mil absorventes arrecadados em Hortolândia

O item de higiene é repassado para entidades assistenciais de Hortolândia para atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade social

A Campanha “Juntas no Ciclo” de arrecadação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social fechou 2022 com mais de 30 mil absorventes arrecadados. A informação é do Fundo Social de Solidariedade, braço da Prefeitura de Hortolândia responsável pelo desenvolvimento da ação.

De acordo com a presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos, a campanha ao longo do ano passado foi positiva, ajudando a garantir mais dignidade para as mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ela agradeceu cada uma das mais de 30 mil doações realizadas por empresas e pessoas físicas. “Fico muito feliz de ver o engajamento da comunidade hortolandense na campanha ‘Juntas no Ciclo’. Garantir essa dignidade à mulher é muito importante e agradeço, de coração, todas as doações realizadas. O Fundo Social coordenou as ações e fez o encaminhamento das doações para as mais de 12 entidades assistenciais que atendem mulheres carentes. Neste ano a campanha continua e esperamos repetir o sucesso”, destacou Maria dos Anjos.

A campanha “Juntas no Ciclo” foi lançada em março de 2022 a partir de uma realidade pouco divulgada, porém com números alarmantes: segundo organizações não governamentais e empresas do setor, cerca de 23% das mulheres que menstruam no Brasil não têm condições de adquirir absorventes todos os meses.  “A falta de acesso a produtos de higiene menstrual gera consequências sérias, como a baixa frequência escolar ou no trabalho, aumento no risco de infecções pelo uso de produtos improvisados e inadequados, constrangimento, entre outros males. É necessário que o Poder Público e a sociedade se mobilizem para que possamos garantir esse cuidado básico para as mulheres em situação de vulnerabilidade e é justamente o que estamos fazendo com a colaboração da nossa população”, destacou Maria dos Anjos.

Hoje, o Fundo Social de Solidariedade mantém 19 pontos de arrecadação voluntária no município. Os pontos podem ser acessados pelo endereço eletrônico http://www2.hortolandia.sp.gov.br/juntasnociclo. Mais informações sobre a campanha de arrecadação de absorventes pelo telefone (19) 3819-1005 ou na sede do Fundo Social de Solidariedade - Rua Benedito Francisco de Faria, 467, Remanso Campineiro.