Fundo Social de Hortolândia inaugura nova sede

Cerimônia de inauguração da nova sede foi marcada pelo lançamento do programa “Farmácia Solidária”

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, vinculado à Secretaria de Governo, inaugurou, nesta segunda-feira (12/06), a nova sede do órgão. A cerimônia de inauguração do novo espaço, localizado na Rua José Athanazio Bueno, 260, no Jd. Santana, oficializou, também, o lançamento da ação “Farmácia Solidária”.

Com a inauguração da nova sede, o Fundo Social de Hortolândia ganha em espaço interno. São 17 cômodos dispostos em um imóvel de sacada que otimizam o atendimento ao público, além de garantir um ambiente de trabalho mais aconchegante para os servidores e colaboradores. A necessidade de mudança de endereço surgiu porque a sede anterior, localizada no Remanso Campineiro, já não comportava o crescente número de doações recebidas pelos órgão em virtude das campanhas regulares de assistência social. Devido à mudança de endereço, o Fundo Social de Hortolândia passa a dispor de espaços exclusivos para o armazenamento dos itens arrecadados. A expectativa é que o Fundo Social otimize as ações já realizadas e potencialize a criação de novas campanhas de cunho social.

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, relacionou a inauguração da nova sede do Fundo Social com o compromisso da cidade em promover a atenção e cuidados às pessoas, principalmente àqueles em situação de vulnerabilidade social. “Hortolândia mostra, mais uma vez, por que é uma cidade que está um passo à frente. A inauguração dessa nova sede do Fundo Social comprova o compromisso do nosso governo em priorizar o cuidado com as pessoas. Só podemos pensar em cidade inteligente se, primeiramente, realizarmos ações que valorizem o ser humano. Nem sempre essas ações envolvem grandes obras ou empreendimentos. Às vezes, são os pequenos gestos que fazem a diferença, como, por exemplo, doar aquele medicamento há muito tempo esquecido na gaveta, mas que pode ajudar a curar alguém”, comenta Zezé Gomes.

Desde que assumiu o comando do órgão, a presidente do Fundo Social de Hortolândia, Maria dos Anjos, esteve envolvida diretamente na negociação e idealização de várias campanhas. Emocionada, a presidente do Fundo Social relembra o início das atividades. “Nós inauguramos o Fundo Social em 2021, ainda no endereço antigo. À medida que começamos a atender as famílias mais carentes, o trabalho foi aumentando, tomando uma proporção muito grande, e a antiga casa passou a não comportar as atividades. A inauguração desta sede surge da necessidade de oferecermos melhores condições de atendimento ao público e, também, para melhor acolhermos nossos servidores, responsáveis por todas ações que realizamos”, afirma.

Promover atendimento humanizado, sobretudo à parcela da população em situação de vulnerabilidade social, é o mote que norteia o programa social “Farmácia Solidária”, lançado com a mudança de endereço desta segunda-feira. A proposta da ação é que o Fundo Social se apresente como mais uma opção ao munícipe no acesso a medicamentos e à assistência farmacêutica, serviços já ofertados pelas unidades básicas de saúde. Sob a atuação de uma farmacêutica e dois técnicos, responsáveis pela aplicação das normas vigentes dos serviços farmacêuticos, o programa “Farmácia Solidária” busca realizar a dispensação de medicamentos não ofertados pela REMUNE (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais). São analgésicos, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, anticoncepcionais e até mesmo vacinas que são arrecadados e doados por meio da apresentação de receita médica. Só poderão ser doados para campanha medicamentos que estejam até 45 dias da data de vencimento.

A presidente do Fundo Social de Hortolândia, Maria dos Anjos, enfatiza o caráter social da ação. “Em mutias situações, compramos o remédio, mas não fazemos uso integral dele. Esse mesmo remédio que fica guardado pode ser doado a alguém que realmente necessite. Por isso, nosso objetivo é conscientizar as pessoas a adotarem essa cultura de reaproveitamento dos medicamentos por meio da doação. Também convidamos as clínicas farmacêuticas, os laboratórios de saúde e as empresas a abraçarem esse programa”, finaliza.

O Secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafú, enfatiza o perfil humanizador adotado pela gestão municipal na tomada e criação de políticas públicas. “Hoje testemunhamos a inauguração desse espaço, mais uma ação que revela o cuidado de Hortolândia com as pessoas, das crianças até os idosos. Diariamente, nós buscamos debater questões que tenham impacto positivo e provoquem transformações nas vidas das pessoas. Mais do que comemorar os avanços e obras que já executamos, nossa maior prioridade é com as obras que ainda não foram realizadas”, revela.

A inauguração da nova sede do Fundo Social de Hortolândia contou com as apresentações artísticas do Quinteto Cultura, grupo musical promovido pela Secretaria de Cultura, de crianças do Núcleo Vinde a Mim e da cantora mirim, Ana Vitória.