Gestantes e Mães de Hortolândia recebem kit maternidade

Em nove meses, “Programa Cuidar” já atendeu mais de 1300 mulheres de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia entregou, na manhã desta quinta-feira (29/09), 120 kits de maternidade a mães e gestantes da cidade. O evento, realizado na EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, foi promovido pelo “Programa Cuidar”, projeto intersetorial da Prefeitura.

Criado em outubro do ano passado, o “Programa Cuidar” envolve os esforços das secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, da Saúde e da Secretaria do Governo, essa última por meio da atuação do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia. Desde que foi inaugurado, o programa social já atendeu 1.320 mães e gestantes do município. Além de entregar itens essenciais para o cuidado dos bebês nos primeiros meses de vida, o “Programa Cuidar” busca oferecer acompanhamento às mães e famílias em várias ações promovidas no âmbito da saúde, educação e capacitação profissional.

De cunho social, o “Programa Cuidar” foi idealizado como forma de acolher e cuidar das famílias, como explica o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes. “Esse é mais um projeto construído por várias mãos, que traduz o compromisso dos nossos servidores em acolher as pessoas que mais precisam, oferecendo mais do que elas poderiam imaginar. Para muitos, a entrega desse kit pode representar apenas um mimo para as mulheres que iniciam a maternidade. Na verdade, esse programa é um convite para que essas mães façam uso dos equipamentos públicos, utilizando os serviços e programas que visam oferecer melhores condições de vida a todo núcleo familiar. É esse o nosso compromisso, o de cuidar das pessoas, desde os bebês que estão na barriga das mamães até os mais idosos”, finaliza Zezé Gomes, ao comentar negociações recentes da Prefeitura com o objetivo de contratar mais médicos para atuarem nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

O kit maternidade disponibilizado pelo “Programa Cuidar” apresenta vários itens essenciais para as mães e bebês que passam pela fase final da gestação. São banheiras, mantas, fraldas estampadas, toalhas umedecidas, sabonetes líquidos, cremes contra assadura, coletor de leite materno, termômetros, culotes para os bebês, conhecidos como “mijãozinhos”, além de bolsa para as mamães. Itens que ajudam a moradora do Jd. Nova América, Kauany Silva, na 36ª semana de gestação. “O kit vai me ajudar bastante. Estou contando com a banheira e com as roupinhas. Também estava precisando do termômetro e do coletor de leite”, comenta a Kauany, ansiosa pela chegada do Arthur.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos, acredita que o “Programa Cuidar” se soma a vários outros projetos promovidos pela Prefeitura responsáveis por Hortolândia ser cidade referência no cuidado às pessoas. “Quando nos reunimos para criar o ‘Programa Cuidar’, identificamos que era fundamental darmos atenção à questão da maternidade, já que muitas gestantes e mães não têm condições de manter cuidados essenciais, de fazer um pré-natal adequado, de adquirir itens básicos para essa fase da vida. Esse programa nasceu da ideia de cuidar da gestante e do bebê e continuar cuidando da família, desde a matrícula na creche à oferta de cursos de capacitação profissional para a mamãe”, afirma.

O secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gerson Ferreira, avalia favoravelmente a iniciativa do projeto. “Ao ver todas essas mulheres aqui reunidas, mães e gestantes, percebemos que a criação do ‘Programa Cuidar’ foi muito acertada. Por trás desses kits, há equipes da Inclusão, da Saúde e do Fundo Social que se empenham em promover ações para cuidar das pessoas”, conclui.

O “Programa Cuidar” atende mulheres a partir da 34ª semana de gestação atendidas pelas UBSs do município.