Prefeitura de Hortolândia realiza entrega de Kit Maternidade no Jd. Primavera

Criado em outubro do ano passado, “Programa Cuidar” já beneficiou mais de mil mães

A Prefeitura de Hortolândia realizou nesta sexta-feira (28/04) a entrega de 110 kits maternidade. O evento simbólico da entrega dos kits aconteceu na Casa da Criança Feliz, no Jd. Primavera. Podem retirar os kits mulheres a partir da 34ª semana da gestação, moradoras de Hortolândia. Para tanto, as gestantes devem procurar uma das quatro unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) no município.

Ação conjunta da Secretaria da Saúde, Inclusão e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade, órgão vinculado à Secretaria de Governo, o “Programa Cuidar” foi criado em outubro do ano passado. Desde então, 1.050 mães foram beneficiadas, uma média de 150 kits entregues por mês. O kit contém itens essenciais para as mães e bebês que passam pela etapa final da gestação. Banheira, fraldas, mantas térmicas, itens de higiene, culotes para bebês, conhecidos como “mijãozinhos”, extrator manual de leite materno, lenços umedecidos, creme protetor contra assaduras, termômetros e bolsa para as mamães são os itens que constam no kit.

Para a Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia e idealizadora do programa, Maria dos Anjos, a entrega do kit maternidade é apenas um ato simbólico de uma ação que engloba todas as fases da gestação. “O Programa Cuidar foi elaborado com a atuação de várias secretarias a fim de possibilitar às gestantes o acesso das informações de que precisam, para falarem sobre as dificuldades que têm. O programa, mais do que realizar a entrega do kit maternidade, tem o cuidado de considerar o ser humano desde o ventre, mas também após o nascimento, acompanhando os bebê e mamães, inclusive na inserção ao mercado de trabalho”, comenta.

Foi por meio do “Programa Cuidar” que a moradora do bairro Vila Real, Débora Souza, adquiriu os primeiros itens do seu enxoval, quando estava na 38ª semana de gestação. “Eu recebi bolsa, macacão para o bebê, toalhas, fraldas, itens de higiene. Receber os kits foi extremamente importante para mim, já que eu não tinha comprado nada, estava passando por um momento financeiramente complicado. A ajuda foi bem além do que eu esperava”, comenta a mãe que deu à luz há exatos 20 dias. Atualmente, Débora é atendida pelo CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), vinculado à Secretaria da Saúde, onde realiza o pós-natal.

A Secretária Adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Roberta Morais Diniz, ressalta que o programa é a porta de entrada para ações contínuas voltadas ao atendimento e cuidado do núcleo familiar. “O programa oferece um olhar diferenciado às mães, às crianças, à família como um todo. Muitas mães procuraram os CRASs dizendo que não têm condições de adquirir o enxoval maternidade. Mas, mais do que oferecer os kits, o programa apresenta condições para que, depois do nascimento, essas mães continuem acessando os serviços da Prefeitura. A preocupação maior é em acompanhar, cuidar e orientar essas mães, possibilitando o acesso à educação, à empregabilidade, à saúde e ao desenvolvimento da mãe e da criança”, avalia.

Consulte o endereço e contatos das quatro unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em Hortolândia

Atendimento presencial: das 9h às 15h

Atendimento via telefone: das 8h as 17h

CRAS Amanda: 3909-3642, 3909-2140 e 19 9 9976-1602 (WhatsApp)

Avenida Tarsila do Amaral, 540, Jd. Amanda.

CRAS Santa Clara: 3865-1133, 3897-2519 e 19 9 9817-0620 (WhatsApp)

Rua Estados Unidos, 217 – Jardim Santa Clara do Lago II

CRAS Novo Ângulo: 3845-7629, 3809-1945 e 19 9 9910-9085 (WhatsApp)

Rua Francisco Bereta, 330 – Jardim Novo Ângulo