Alunos dos cursos de empreendedorismo e educação financeira se formam, em Hortolândia

Ao todo, 35 alunos se formaram nos cursos realizados em parceria com o Fundo Social de Hortolândia, nessa segunda (10/07)

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, realizou, na noite dessa segunda-feira (10/07), a formatura de alunos dos cursos de empreendedorismo e educação financeira. Enquanto a formação em empreendedorismo “Descomplique!” foi ofertada em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o curso de educação financeira para mulheres foi ministrado com o apoio do CEMOG (Centro Educacional Moreira Gama). A cerimônia de entrega dos certificados reuniu formandos, amigos e familiares na Igreja Adventista Nova Hortolândia, no bairro Vila Real.

Voltado ao público que já empreende ou busca iniciar o próprio negócio, os cursos de empreendedorismo e educação financeira para mulheres foram ofertados gratuitamente pelo Fundo Social de Hortolândia. Ao todo, 35 alunos participaram das formações (28 do curso “Empreender parece complicado? Então, Descomplique!” e 7 do “Projeto Vence – Como fazer Dinheiro Rápido”). Ao longo da capacitação em empreendedorismo, os alunos desenvolveram técnicas para potencializar e rentabilizar o próprio negócio, além de adquirirem conhecimentos sobre as metodologias clássicas de mercado, estratégias de vendas e de marketing digital, assim como as questões jurídicas para formalização das empresas. Já no curso de educação financeira para mulheres, as alunas assimilaram as diferenças entre o planejamento financeiro pessoal e o planejamento financeiro corporativo. Ambas as formações capacitaram os alunos para administrar, gerenciar e otimizar os resultados das empresas.

Responsável pela entrega dos certificados aos formandos durante a solenidade, o Prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, enfatiza que a oferta de cursos gratuitos está alinhada com o propósito de capacitar profissionalmente a população, como forma de atrair maiores investimentos e empresas para a cidade. “Hortolândia construiu a marca de cidade inteligente e sustentável, o que só é possível com investimentos na educação e na formação profissional do nosso povo. Afinal, uma cidade que está um passo à frente é uma cidade que oferece condições para que os moradores também deem um passo à frente. Mais do que ofertar cursos de capacitação profissional, nossa preocupação é em cuidar das pessoas, oferecendo condições para que todos tenham uma vida digna. Esta é uma noite de alegria, ao ver esses alunos recebendo os diplomas. São pessoas que vão levar conhecimentos para as empresas, que tem procurado cada vez mais nossa cidade para se instalar”, comenta Zezé Gomes, ao anunciar as articulações do governo para ofertar curso para a formação de pedreiros.

Adquirir conhecimentos sobre o empreendedorismo foi o que motivou a moradora do Jd. das Colinas, Mayra Galassi, a se matricular no curso “Descomplique!”. “Meu pai tem uma empresa, então, quando soube do curso, decidi me matricular, para ajudá-lo nos negócios. É um curso que, além de agregar conhecimentos para quem quer abrir uma empresa, traz muitos aprendizados para a vida pessoal. São impactos para além do empreendedorismo. Agora, sinto que estou mais preparada para atuar na empresa da família”, comenta.

A aluna formanda do curso de educação e planejamento financeiro, Sandra Aparecida Moreira, também comenta os impactos da formação profissionalizante para os negócios. “Eu tenho grande gratidão por esse curso, porque eu trabalho há trinta anos no ramo de cabelereira e não tinha esse conhecimento de separar as finanças pessoais das finanças da empresa, sempre foi uma grande dificuldade para mim”, revela.

Ofertar ferramentas e oportunidades para promover a emancipação de pessoas em situação de vulnerabilidade é uma das missões do Fundo Social de Hortolândia. Para tanto, o órgão vinculado à Secretaria de Governo ofertou, neste ano, cursos gratuitos nas áreas de assistente de RH, manicure e pedicure, artesanatos do tipo patchwork e patch aplique, desenvolvimento de games, além das formações em açougueiro e operador de logística, cujas inscrições continuam abertas.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos, comemora a conclusão de mais um curso ofertado gratuitamente pelo órgão em parceria com entidades e empresas da cidade. “Essa é uma noite de gratidão para todos nós. O Fundo Social de Hortolândia tem a missão de ajudar diariamente as pessoas que mais precisam, aqueles que têm fome, frio e que precisam de remédio. Por isso, realizamos campanhas como o ‘Alimento Solidário’, a ‘Farmácia Solidária’ e a ‘Campanha do Agasalho’ e buscamos projetos que possam dar mais autonomia às pessoas, como é o caso da Praça da Cidadania, que em breve será mais uma equipamento público de auxílio na capacitação e formação profissional. Mas, ao ver esses alunos se formando hoje, sentimos gratidão por atingir um dos nossos propósitos, que é o de capacitar as pessoas a começar o próprio negócio, aprender uma profissão nova, conseguir um emprego melhor. Nós não vamos descansar até levar mais cursos gratuitos para cada canto da nossa cidade”, afirma Maria dos Anjos.