Instituições de assistência social de Hortolândia recebem doações de cobertores

Fundo Social contabiliza a doação de mais de 1.200 cobertores à instituições de assistência social, desde maio

O Fundo Social de Solidariedade, órgão da Prefeitura de Hortolândia vinculado à Secretaria de Governo, realizou, nesta terça e quarta-feira (11 e 12/07), a doação de 160 cobertores e 409 peças de roupas a entidades de assistência social da cidade. Foram atendidas pela “Campanha do Agasalho” as instituições ONG Esperançar e a Casa Betânia da Paz.

Entre peças de roupas, agasalhos, cobertores e itens de higiene, o Fundo Social realizou, até o momento, o atendimento a nove instituições de assistência social de Hortolândia desde o lançamento da “Campanha do Agasalho”, em maio deste ano. Ao todo, o órgão contabiliza a doação de mais de 1.200 cobertores e de cerca de 1.800 peças de roupas às instituições. As entidades que já foram atendidas pelo Fundo Social são o Projeto Crescer, o Núcleo Vinde a Mim, a Associação MORIAH, a Casa da Criança Feliz, a Comunidade São Pedro, a Escolha Evangelho Esperança, a Instituição IESHER, além da ONG Esperançar e a Casa Betânia da Paz.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, as doações destinadas às instituições assistenciais estão alinhadas com a missão da Prefeitura de Hortolândia em cuidar das pessoas. “Nós queremos transmitir a mensagem de que o Fundo Social atua como uma rede de apoio às famílias e às pessoas que mais precisam. Além desses cobertores e roupas, realizamos campanhas para arrecadação e doação de alimentos e remédios, empréstimo de cadeiras de rodas, além da campanha “Juntas no Ciclo” e o “Programa Cuidar”, voltadas ao atendimento às mulheres. Nossa maior preocupação é cuidar das pessoas, atendendo as instituições que realizam esse trabalho de assistência social. O Fundo Social é um órgão atuante, disposto a cuidar das pessoas e andar de mãos dadas com as famílias”, avalia Maria dos Anjos.

Rede de apoio que apresenta impactos no atendimento assistencial realizado pela instituição Casa Betânia da Paz, como explica a coordenadora Dulce Santos. “O Fundo Social realiza um trabalho extremamente importante conosco, porque não é só um tipo de doação. Durante todo ano, recebemos produtos de higiene, brinquedos, roupas, além dos panetones e pão, que usamos no café da manhã e no café da tarde. A quantidade desses panetones é tão expressiva que muitas das nossas meninas acabam levando para casa, o que contribui, de certa forma, para o núcleo familiar. Em muitos momentos, quando não temos pernas para chegar, o Fundo Social contribui”, afirma. Atuante há 27 anos, a instituição Casa Betânia da Paz atende meninas de 26 bairros da cidade. No espaço, são realizadas diversas atividades recreativas, como aulas de balé, sapateado, informática, contação de história e artesanato.

Abraçada ao cobertor vermelho que ela mesma escolheu, a menina Nicole, de 13 anos, expressa a alegria em receber o presente. “Achei o cobertor muito quentinho, adorei. Lá em casa, esse cobertor vai ser só meu”, comenta. Animação também compartilhada pela garotinha Sarah, de 10 anos. “Eu achei muito legal esta doação. Vou usar muito este cobertor em casa”, finaliza.

Lançada oficialmente em maio deste ano durante a Festa do Peão de Hortolândia, a “Campanha do Agasalho” tem o propósito de arrecadar roupas e agasalhos para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, sobretudo nos períodos mais frios do ano. De caráter temporário, a campanha arrecadará cobertores, agasalhos e roupas até setembro deste ano. Ao todo, 71 pontos oficiais de coletas estão espalhados pela cidade (consulte os locais de coleta clicando neste LINK). Além dos agasalhos, o Fundo Social recebe doações de alimentos, brinquedos, remédios, itens de higiene, cadeiras de rodas e muletas. Qualquer pessoa que queira participar das campanhas e projetos sociais com doações pode procurar a nova sede do órgão, localizada no endereço abaixo:

FUNDO SOCIAL DE HORTOLÂNDIA

Endereço: Rua José Athanázio Bueno, 260, Jd. Santana

Horário: 8h às 17h (segunda a sexta-feira)