Fundo Social de Hortolândia entrega mais de 900 cobertores, em junho

Ação social beneficia sete entidades de assistência social

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia retomou, nesta segunda-feira (19/06), a doação de cobertores arrecadados pela “Campanha do Agasalho”. A ação, realizada pelo órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, simboliza o retorno das doações desde a mudança de endereço para a nova sede. A entidade de assistência social beneficiada com a doação desta segunda-feira foi a Comunidade São Pedro, localizada no bairro Vila Real. O Fundo Social de Hortolândia programa, para os próximos dias, a entrega de agasalhos em outras duas instituições de caridade.

Desde o começo deste mês, já foram atendidos pelo Fundo Social de Hortolândia o Projeto Crescer, o Núcleo Vinde a Mim, além das Associações MORIAH e Casa da Criança Feliz. Nesta quarta-feira (21/06), o Fundo Social programa a entrega de agasalhos na Escola Evangelho Esperança. O Instituto Pernas Voluntárias também deve, no final deste mês, receber doações de cobertores por parte do órgão. Ao todo, a Campanha do Agasalho beneficia, em junho, sete entidades de assistência social, promovendo a doação de 930 cobertores.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos, enfatiza a parceria com as entidades de assistência social da cidade na prestação de atendimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social. “O Fundo Social realiza um trabalho conjunto com as entidades de assistência social como forma de cuidar das famílias que mais precisam. A entrega destes cobertores novos representa os esforços de uma parceria firmada com as empresas da cidade e com as pessoas que praticam a solidariedade. Estas mantas, além de aquecerem com facilidade, são fáceis de levar, secam mais rápido, ajudando as famílias a se protegerem do frio. O Fundo Social de Hortolândia trabalha incansavelmente para atender a todas as entidades da cidade, além das pessoas que nos procuram na nossa sede no dia a dia. É com muita gratidão que nós entregamos cada um desses cobertores, pois é uma forma de levar amor à casa das pessoas”, comenta Maria dos Anjos ao destacar a natureza permanente da “Campanha do Agasalho”, que possui 70 pontos de coleta espalhados pelo município.

A Comunidade São Pedro foi fundada no final da década de 1970 e, desde então, a entidade desenvolve diversas atividades de convivência e fortalecimento de vínculos em atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O coordenador da entidade, Laurindo Manoel da Silva, exalta a parceria com a Prefeitura de Hortolândia na promoção de ações de cunho social. “O Fundo Social de Solidariedade tem um papel fundamental com a gente. De fato, as entidades e a sociedade como um todo são beneficiadas. O impacto dessa parceria com o Fundo Social é muito positivo, pois fortalece a assistência às famílias que, muitas vezes, não têm recursos para adquirir itens essenciais, como cobertores e alimentos. Essa ação faz uma diferença imensa para a vida de muitas pessoas”, analisa.

Impacto positivo que chega à casa do morador do Jd. Boa Esperança, Francisco de Assis da Silva, pai de dois meninos atendidos pela Comunidade São Pedro. “Em casa faz muito frio. Esses cobertores vão ajudar, sem dúvidas, a nos aquecer, principalmente aos meninos. Essa é a força da união que ajuda a matar o frio das pessoas que mais precisam”, relata. A moradora do bairro Vila Real, Valéria Cristina Antônio, também aponta o caráter solidário da ação. “Para quem precisa, tem muitas crianças em casa e poucos cobertores, essa ação acaba sendo benéfica. Muitas famílias precisam colocar os filhos para dormir juntos como forma de suprir a falta de cobertores”, comenta.

Uma das muitas campanhas regulares realizadas pelo Fundo Social de Hortolândia, a Campanha do Agasalho possui 71 pontos oficiais de coleta espalhados pela cidade. Interessados em participar da campanha com doações de roupas, agasalhos e cobertores podem consultar os locais de coleta clicando neste LINK. Todos os itens arrecadados pela campanha são doados a moradores de Hortolândia em situação de vulnerabilidade social. A “Campanha do Agasalho” recebe doações até setembro deste ano. Além da arrecadação de agasalhos, o Fundo Social de Hortolândia promove campanhas para arrecadação de alimentos, itens de higiene, kit maternidade, cadeiras de rodas, entre outras ações.

Pessoas interessadas em participar da Campanha do Agasalho ou das demais campanhas de assistência social promovidas no município podem comparecer à nova sede do Fundo Social de Solidariedade no endereço abaixo:

Endereço: Rua José Athanázio Bueno, 260, Jd. Santana