Mulheres em situação de vulnerabilidade social se formam em curso de confeitaria oferecido pela Prefeitura de Hortolândia

Da técnica de confeitaria ao planejamento financeiro, curso foi dividido em módulos teóricos e práticos

Mulheres em situação de vulnerabilidade atendidas pela Prefeitura de Hortolândia finalizaram, nessa sexta-feira (26/05), a formação em fabricação de produtos de confeitaria. O curso profissionalizante, realizado na Cozinha Escola Comunitária, no Jd. Novo Ângulo, integrou as atividades em comemoração ao aniversário de 32 anos da cidade.

Bolo inglês, queijadinha, torta suíça, pudim, massa flora, sable de mesa, massa choux, bolo de mármore e pão de ló. Durante o curso de formação, que durou 12 dias, as alunas tiveram contato com uma variedade de receitas de produtos de confeitaria, uma média de duas a três receitas aprendidas por dia. Foram 48 horas em que as alunas desenvolveram técnicas de confecção dos produtos, características das matérias-primas e como manusear os utensílios e equipamentos utilizados na cozinha, como batedeiras, liquidificadores e balança de precisão. Todas as 13 alunas que finalizaram o curso são mulheres atendidas pelo CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), Caef (Centro de Atendimento aos Egressos e Famílias) e pelas OSCs (Organizações da Sociedade Civil).

Um dos diferenciais do curso de formação em confeitaria oferecido pela Prefeitura de Hortolândia em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) foi apresentar módulos teóricos sobre planejamento financeiro. Além de desenvolverem técnicas para a confecção dos produtos, as alunas aprenderam critérios de precificação, estratégias de venda, balanço financeiro e gestão do próprio negócio.

Por não saber gerir o próprio negócio, uma das alunas formadas no curso de confeitaria, Marta da Silva, teve de encerrar as atividades na produção de bolos de potes. “Eu trabalhava com confeitaria, mas tive de parar as atividades por falta de conhecimento, já que não sabia precificar os produtos, não sabia a medida certa das receitas, desperdiçava muitos ingredientes. Com o curso, acabei me profissionalizando, aprendi coisas totalmente diferentes do que estava acostumada a fazer”, comenta a moradora do Jd. Novo Ângulo, que deu início, nesta semana, ao curso de fabricação de biscoitos, outra formação profissionalizante ofertada gratuitamente pela Prefeitura de Hortolândia.

A chefe do Setor de Políticas Públicas para as Mulheres do Departamento de Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Governo, Jacyra Souza, enfatiza a importância do curso de formação profissionalizante às mulheres atendidas pelos órgãos assistenciais. “A conclusão do curso elevou sobremodo a autoestima das mulheres, além de possibilitar que elas empreendam seus próprios negócios e melhorem a renda familiar”, avalia.

O clima festivo e colaborativo entre as alunas durante toda a formação foi traduzido na atividade que encerrou o curso, quando elas se dividiram em duas turmas para confeccionar dois bolos decorativos. O resultado foi o preparo de dois bolos recheados, preparados com pão de ló e adornados com brigadeiros de limão, barras de chocolate, geleia de morango e chantilly. O curso de formação em fabricação de produtos de confeitaria capacita as alunas a trabalharem em padarias, mercados, em eventos ou, até mesmo, empreendendo o próprio negócio.

Além do curso de confeitaria, a Prefeitura de Hortolândia realizou, neste mês de maio, o curso de formação em empreendedorismo e a formação de alunos do curso de costura industrial.