Bolsistas do Programa “Acerte” se formam em Costura Industrial em Hortolândia

Projeto social é o responsável pela confecção dos uniformes da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Hortolândia realizou, na noite dessa terça-feira (16/05), a formatura de bolsistas do programa social “Acerte” (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), vinculado à Secretaria de Governo. A cerimônia de certificação aconteceu em uma casa de eventos no Jd. Nossa Senhora de Fátima. Essa é mais uma das atividades realizadas em comemoração ao aniversário de 32 anos da cidade.

Criado com o propósito de oferecer qualificação profissional a moradores do município em situação de vulnerabilidade social, o programa “Acerte” disponibiliza formação em várias áreas de atuação. Na unidade do CQP II (Centro de Qualificação Profissional), no Jd. Terras de Santo Antônio, os bolsistas do programa recebem formação em costura e modelagem industrial. Durante um período de 3 anos, os bolsistas do curso têm contato com módulos teóricos e práticos, em que aprendem como manusear a máquina de costura e como aprimorar técnicas mais sofisticadas de corte e acabamento. O curso é dividido em duas turmas, uma de manhã outra à tarde. Todos os alunos recebem bolsa de estudo, além de cesta básica e Vale Transporte. Ao todo, na noite dessa terça-feira, 21 bolsistas se formaram. A cerimônia foi marcada pelo desfile de peças confeccionadas pelos próprios formandos.

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, relembrou o período em que se formou em soldagem industrial, destacando a importância da qualificação profissional para a construção da dignidade humana. “Quando eu me formei no curso de soldagem, aos 17 anos, eu senti a realização de ter me emancipado, por aprender uma profissão. Hoje estamos participando da formatura dos bolsistas em costura, mas eu gostaria de convidar a todos a refletirem sobre outro tipo de costura, a que estamos construindo na sociedade, a costura que une nosso povo e oferece ferramentas de capacitação e desenvolvimento. A cada projeto como esse, temos a certeza que estamos construindo a cidade dos nossos sonhos, a cidade que valoriza o ser humano”, relatou.

Acompanhada de sua cachorrinha de estimação, a formanda Nadir Lima exibe as roupas que confeccionou para o evento. Para ela, um cropped com renda e saia do tipo sereia. Já para a Pinscher Lili, uma roupinha especial toda confeccionada em veludo. Antes de desfilar na passarela acompanhada de seu animal de estimação, Nadir comentou sobre a sensação de estar se formando em costura. “Eu estou maravilhada. Hoje, eu me sinto uma profissional. Quando eu comecei o curso, eu não tinha nenhuma noção de costura. Tinha receio de manusear a máquina. Eu fiz essa roupinha para a Lili para ela ficar igual a mim. Ela tem várias roupas iguais as minhas”, comenta.

O projeto “Acerte”, por meio do curso profissionalizante de costura industrial, é o responsável por confeccionar todos os uniformes de verão e inverno dos 26 mil estudantes da rede municipal de ensino. Gabriela Rocha, formanda e mãe de um dos alunos que receberam o uniforme escolar, revela a gratidão por ter participado do projeto. “É muito gratificante saber que participei da confecção dos uniformes escolares do meu filho e de outras crianças. Quando vejo uma criança andando com o uniforme na rua, logo penso que fui eu que fiz, que ajudei a fazer. Além de adquirir uma profissão, estou muito realizada em saber que contribuí para ajudar a sociedade, já que muitas pessoas não têm condições de comprar um uniforme”, afirma. A moradora do Jd. Amanda II planeja abrir uma microempresa para comercializar vestuários da moda íntima.

Embora a profissão de costura seja relacionada majoritariamente ao público feminino, o curso de formação também tem atraído os homens. O morador do Jd. Novo Ângulo, Jefferson Olímpio da Silva, desmitifica o interesse exclusivo das mulheres pela profissão. “Eu conheci o curso por meio de algumas colegas bolsistas, que me incentivaram a conhecer. Comecei o curso e gostei. Eu estou me sentindo muito realizado”, comenta o jovem, que já faz planos para atuar profissionalmente na área.

A coordenadora do CPQ II, Edna Amaral, comenta sobre a evolução dos bolsistas ao longo do curso. “Para mim, é uma alegria muito grande, por saber que muitos chegaram ao curso sem saber nada de costura. Eles encerram esse ciclo, mas têm um mundo de oportunidades pela frente, pois a área da costura não para de crescer. Como coordenadora do curso, eu me sinto muito grata por ter acompanhado o desenvolvimento de cada um. O sentimento para hoje é de gratidão”, revela.

Além do curso de costura industrial, o programa social “Acerte” oferece formação profissionalizante em design de sobrancelhas, depilação facial, barbearia, maquiagem, manicure e pedicure, confeitaria, auxiliar administrativo e fabricação de bombons, cursos realizados no CQP I. O Prefeito Zezé Gomes anunciou, na cerimônia de formatura, o desejo antigo de trazer para o município o curso profissionalizante de formação de pedreiros, projeto que pretende realizar em breve.