Uniformes de inverno são recebidos com alegria por estudantes, em dia de frio e chuva

Prefeito esteve no Jardim Santa Emília, nesta sexta-feira (28/04), na terceira e última cerimônia oficial de distribuição dos kits de inverno

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta sexta-feira (28/04), a terceira e última cerimônia oficial de entrega de kits de uniformes escolares de inverno. Desta vez, quem recebeu o prefeito José Nazareno Zezé Gomes foi a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Santa Emília. A visita, em dia de frio e chuva, para distribuição de kits com agasalho e calça comprida, foi especial para a comunidade.

"Neste ano, o uniforme de inverno dos alunos da rede municipal de ensino chegou no momento certo. Ao longo desta semana, entreguei kits em diversas escolas, localizadas nos quatro cantos de Hortolândia. A consolidação desse projeto me traz a sensação de dever cumprido. Na construção de uma cidade inteligente a educação é peça chave. Por isso, além de garantir o uniforme e material escolar, estamos investindo numa melhor infraestrutura de ensino, implantação da robótica, entre outros projetos importantes para elevar ainda mais a qualidade do nosso ensino. Um abraço a todos e vamos juntos dar mais esse passo a frente em busca de uma cidade mais humana, sustentável e inteligente", afirmou Zezé Gomes.

Estas ações simbólicas acontecem dois meses depois da entrega dos uniformes de verão e dos materiais escolares aos matriculados na rede municipal de ensino, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na ocasião, foram distribuídas 78 mil peças de roupa (duas camisetas e uma bermuda por aluno) e 26 mil mochilas com materiais, organizadas de modo a atender as necessidades de cada modalidade de ensino e faixa etária.

Para professores e gestores, além de proteção, o uniforme representa segurança.

“A importância do uniforme para a nossa cidade é poder identificar os nossos alunos, mesmo enquanto eles estão fora da escola. Para a comunidade escolar, essa entrega é muito importante principalmente para as famílias vulneráveis, ajuda muito”, destaca a professora do Jardim II B, Patrícia Queiroz Machado Rodrigues.

“A entrega de uniformes de inverno esse ano vem em momento propício com a chegada do frio, trazendo mais segurança e proporcionando aos nossos estudantes o melhor atendimento”, afirma a diretora da Emei Jd. Santa Emília, Andreia Melo Alonso. “O uniforme é quentinho, muito confortável e vai me proteger do frio”, comentou o estudante do Jardim II B, Derick Pietro Rocha de Oliveira.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a visita do prefeito às escolas também teve como objetivo promover um momento de acolhimento com atividades culturais à comunidade escolar, neste momento. Além da entrega dos uniformes de inverno, durante as visitas, foram também realizadas apresentações culturais com a participação da Banda Municipal e os grupos Madeira Brasil e Turuntuntun, da Secretaria de Cultura.

“A entrega e distribuição dos uniformes de inverno é sempre um evento pensado para a comunidade escolar. Ficamos felizes de conseguir realizar mais uma vez essa ação que é tão importante para a rotina escolar das nossas crianças e para a economia das famílias”, observou o secretário adjunto da pasta, Renato Muccillo.

Desde o início da semana, os cerca de 26 mil estudantes da rede municipal de ensino de Hortolândia já estão recebendo os kits de uniformes de inverno, produzidos pela Prefeitura. A realização dos eventos oficiais marca o início da distribuição das 52 mil peças produzidas pela Administração Municipal. A primeira cerimônia foi Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Santa Clara do Lago I, e a segunda na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Patrícia Maria Capelato Basso, no Jd. São Sebastião.

Cada escola terá agenda própria para entregar kits de uniformes

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, todos os kits de inverno já estão nas 60 unidades escolares. Para retirar as peças, pais e responsáveis precisam aguardar as orientações das escolas com cronograma próprio de entrega. Cada escola entrará em contato para informar como fará a distribuição dos kits de inverno.

Além de oferecer mais segurança aos estudantes e valorizar a autoestima da criança, a entrega dos kits de uniformes contribui para a economia das famílias, uma vez que elas se despreocupam da compra dos itens básicos.

“A entrega de uniformes no tempo certo garante, para a criança e para a família, comodidade; para a escola, é de suma importância por questões de proteção, segurança e aprendizagem. Fizemos no início do ano letivo a distribuição de uniformes de verão e agora as vestimentas de inverno para todos os nossos estudantes. Com gestão e planejamento, a Educação de Hortolândia prossegue sempre em rumo a qualidade e inovação”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Saiba como a Prefeitura confecciona os uniformes escolares

A produção dos uniformes escolares acontece por meio de um projeto social, o Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), vinculado à Secretaria de Governo. As peças são confeccionadas por bolsistas no CQP II (Centro de Qualificação Profissional). O espaço oferece formação gratuita em Costura Industrial a moradores em situação de vulnerabilidade social, a fim de capacitá-los para atuar no mercado de trabalho.