Queda na umidade do ar faz Hortolândia entrar em “Estado de Atenção”

URA (Umidade relativa do ar) atingiu 29,1%, nesta terça-feira (22/08) e é afetada por queimadas diárias

O InMet (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, publicou aviso de Onda de Calor, que afetará a região de Campinas, inclusive Hortolândia, entre esta terça até a próxima sexta-feira (22 a 25/08). Neste período, em que haverá elevação da temperatura de 5o Célsius acima da média, há, segundo o alerta, perigo potencial, com risco à saúde, embora leve. No município, a expectativa da Defesa Civil é que a temperatura máxima atinja os 36 graus na quinta-feira (24/08).

Além disso, na tarde desta terça-feira (22/08), Hortolândia entrou em “Estado de Atenção”, uma vez que a URA (umidade relativa do ar) atingiu os 29,1%. Nos últimos dias, verifica-se que a umidade cai bastante após às 11h, tendo como período mais crítico às 14h. Os dados são da Secretaria Municipal de Segurança, à qual a Defesa Civil está vinculada. A situação é monitorada pela Prefeitura e inspira cuidados, considerando o registro diário de muitos focos de incêndio na cidade, tanto pelo Corpo de Bombeiros quanto pela Defesa Civil.

A poluição ambiental gerada pelas queimadas, aliada à secura do ar, gera problemas à saúde pública, bem como ao meio ambiente. De acordo com a Secretaria de Segurança, a parceria da população é fundamental para minimizar ocorrências. É possível denunciar queimadas pelo número 193, do Corpo de Bombeiros, ou pelo aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado no celular, a partir das plataformas Google Play ou App Store. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Na esfera municipal, o órgão que monitora de perto os índices da URA é a Defesa Civil Municipal. A umidade relativa do ar é uma ferramenta que mede o “quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A umidade fica mais alta: sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, quando a temperatura diminui (orvalho)”, conforme explica o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da cidade de São Paulo.

O Poder Público, além de orientar a comunidade e disponibilizar canais de denúncia, aderiu à Operação Estiagem 2023, promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo. O Plano de Contingência Preventivo de Defesa Civil, que consta do Decreto 5.231/2023, foi publicado na edição 1867 do Diário Oficial Eletrônico. Neste ano, a participação vai até o dia 30 de setembro, mas o prazo está sujeito à prorrogação.

Ao longo do período de vigência da Operação, a Prefeitura adota uma série de medidas de caráter preventivo, a fim de evitar queimadas e focos de incêndio. Também realiza um acompanhamento cuidadoso da qualidade do ar. Com a falta de chuvas e a baixa umidade do ar, observadas nas estações mais frias do ano (Outono e Inverno), é frequente verificar o surgimento de diversos problemas ambientais e também de saúde pública, dentre eles complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática em pessoas e equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Durante a Operação Estiagem, a fiscalização ambiental também é intensificada, uma vez que a prática de queimadas é crime no município, sujeita a penalidades e multas. É o que está previsto nas Leis Municipais nº 2.464, de 16/09/2010; 3.153, de 04/09/2015 e 3.641, de 13/06/2019.

Confira os estados a partir da medição da URA:

Abaixo de 12% – estado de emergência;

Entre 12% e 20% – estado de alerta;

Entre 21% e 30% – estado de atenção;

Entre 31% e 40% – estado de observação;

60% – nível recomendado pela OMS.

Veja o que fazer e o que evitar, em cada fase:

Estado de Observação:

•Acompanhamento dos índices da URA.

Estado de Atenção

•Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;

•Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc;

•Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc;

•Consumir água à vontade.

Estado de Alerta

•Observar as recomendações do estado de atenção;

•Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;

•Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Estado de emergência

•Emissão de Alerta e acionamento do Plano de Ação;

•Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;

•Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc;

•Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.