Prefeitura adere à “Operação Estiagem 2023”

Hortolândia monitora umidade relativa do ar para evitar queimadas e danos à saúde da população

A Prefeitura publicou, na tarde desta quinta-feira (01/06), o Decreto 5.231, que institui o Plano de Contingência Preventivo de Defesa Civil, disponível na edição 1867 do Diário Oficial Eletrônico de Hortolândia e neste link. Na prática, a medida significa a adesão do município à Operação Estiagem 2023, promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo. Neste ano, a participação será de primeiro de junho a 30 de setembro, mas o prazo está sujeito à prorrogação.

Segundo a Secretaria de Segurança, responsável pela Defesa Civil Municipal, o Poder Executivo adota, ao longo deste período, uma série de medidas de caráter preventivo, a fim de evitar queimadas e focos de incêndio. Também realiza um acompanhamento cuidadoso da qualidade do ar, uma vez que o tempo seco favorece ocorrências deste tipo, que tanto prejudicam a natureza quanto afetam a saúde das pessoas, sobretudo quando a URA (umidade relativa do ar) cai muito. Com a falta de chuvas e a baixa umidade do ar, observadas nas estações mais frias do ano (Outono e Inverno), podem surgir diversos problemas ambientais e também de saúde pública, dentre eles complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática em pessoas e equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Cabe à Secretaria de Segurança, por meio da Defesa Civil Municipal, monitorar de perto os índices da URA, ferramenta que mede o “quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A umidade fica mais alta: sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, quando a temperatura diminui (orvalho)”, conforme explica o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da cidade de São Paulo.

Nesta sexta-feira (02/06), por volta das 11h30, a umidade relativa do ar estava em 59%, mas em rápida queda. Embora o índice seja considerado muito bom requer observação. “Entramos em um período em que temos que redobrar os cuidados com a nossa saúde e, principalmente, com o meio ambiente!”, observa o secretário de Segurança Joldemar Nunes Correa, o Dr.Jold.

Durante a Operação Estiagem, a fiscalização ambiental também é intensificada, uma vez que a prática de queimadas é crime no município, sujeita a penalidades e multas. É o que está previsto nas Leis Municipais nº 2.464, de 16/09/2010; 3.153, de 04/09/2015 e 3.641, de 13/06/2019.

A população pode denunciar queimadas no município pelo número 193, do Corpo de Bombeiros, ou pelo aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado no celular, a partir das plataformas Google Play ou App Store. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Confira os estados a partir da medição da URA:

Até 30% - Estado de Observação

•Acompanhamento dos índices da URA.

Entre 30 e 20% – Estado de Atenção

•Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;

•Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc;

•Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc;

•Consumir água à vontade.

Entre 20 e 12% – Estado de Alerta

•Observar as recomendações do estado de atenção;

•Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;

•Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% – Estado de emergência

•Emissão de Alerta e acionamento do Plano de Ação;

•Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;

•Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc;

•Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.