Onda de calor traz risco de incêndio à região, alerta Boletim Meteorológico da Defesa Civil

Hortolândia entrou em “Estado de Atenção”, ao registrar 28,7% de URA (Umidade Relativa do Ar), nesta quarta-feira (20/09)

Hortolândia e as demais cidades da região correm risco de registrar focos de incêndio, no período que vai desta quinta (21/09) até a próxima segunda-feira (25/09), em razão da nova onda de calor que assola o Brasil. Segundo o Boletim Meteorológico emitido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado, haverá “forte sensação de calor e abafado” e as temperaturas máximas poderão atingir os 38 graus Célsius, no domingo (24/09), chegando aos 37 graus tanto no sábado quanto na segunda-feira (23 e 25/09), período considerado de “emergência” para a ocorrência de incêndio.

“Nestes próximos dias, a região deve passar por uma forte onda de calor, que irá elevar os termômetros em todas as áreas monitoradas, contribuindo para que a sensação seja de calor intenso em todo Estado. Por isso, no período vespertino, a tendência é de que os índices de Umidade Relativa do Ar sofram queda acentuada, aumentando assim o risco para incêndios florestais, e demandando a devida atenção em regiões mais vulneráveis de vegetação seca”, avisa a Defesa Civil Estadual.

Segundo a Defesa Civil Municipal, órgão da Secretaria de Segurança da Prefeitura, a queda na umidade já é sentida na cidade. Nesta quarta-feira (20/09), a URA (Umidade Relativa do Ar) mínima foi de 28,7, às 15h, o que coloca Hortolândia em “Estado de Atenção”. A orientação dos órgãos públicos de proteção e vigilância é que, “durante os horários de maior incidência solar, entre 10h e 16h, é extremamente importante manter-se hidratado, assim como zelar por pessoas e animais em situação de maior vulnerabilidade”.

A umidade relativa do ar é uma ferramenta que mede o “quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A umidade fica mais alta: sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, quando a temperatura diminui (orvalho)”, conforme explica o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da cidade de São Paulo.

A situação é acompanhada de perto pela Prefeitura e inspira cuidados, considerando o registro permanente, tanto pelo Corpo de Bombeiros quanto pela Defesa Civil, de muitos focos de incêndio na cidade, nos últimos meses.

Além de orientar a comunidade e disponibilizar canais de denúncia, o Poder Público promove localmente a Operação Estiagem 2023, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo. O Plano de Contingência Preventivo de Defesa Civil vai até o dia 30 de setembro, mas o prazo está sujeito à prorrogação. A fim de evitar queimadas e focos de incêndio, a Prefeitura adota uma série de medidas de caráter preventivo e acompanha cuidadosamente a qualidade do ar, emitindo alertas, sempre que necessário.

Riscos à saúde

A secura do ar e a poluição ambiental causada pelas queimadas geram problemas à saúde pública, bem como ao meio ambiente. É frequente verificar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática em pessoas e equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

A parceria da população é fundamental para minimizar ocorrências. É possível denunciar queimadas pelo número 193, do Corpo de Bombeiros, ou pelo aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado no celular, a partir das plataformas Google Play ou App Store. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Durante a Operação Estiagem, a fiscalização ambiental é intensificada, uma vez que a prática de queimadas é crime no município, sujeita a penalidades e multas. É o que está previsto nas Leis Municipais nº 2.464, de 16/09/2010; 3.153, de 04/09/2015 e 3.641, de 13/06/2019.

Acompanhe a previsão do Boletim Meteorológico para o período:

21/09, quinta-feira – mínima 18°C/máxima 35°C, POUCAS NUVENS

22/09, sexta-feira – mínima 19°C/máxima 36°C, POUCAS NUVENS

23/09, sábado – mínima 19°C/máxima 37°C, POUCAS NUVENS

24/09, domingo – mínima 20°C/máxima 38°C, POUCAS NUVENS

25/09, segunda-feira – mínima 18°C/máxima 37°C, NUBLADO

Confira os estados a partir da medição da URA:

Abaixo de 12% – estado de emergência;

Entre 12% e 20% – estado de alerta;

Entre 21% e 30% – estado de atenção;

Entre 31% e 40% – estado de observação;

60% – nível recomendado pela OMS.

Veja o que fazer e o que evitar, em cada fase:

Estado de Observação:

•Acompanhamento dos índices da URA.

Estado de Atenção

•Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;

•Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc;

•Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc;

•Consumir água à vontade.

Estado de Alerta

•Observar as recomendações do estado de atenção;

•Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;

•Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Estado de emergência

•Emissão de Alerta e acionamento do Plano de Ação;

•Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;

•Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc;

•Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.