Há risco de temporal em Hortolândia, alerta Defesa Civil de São Paulo

Prefeitura orienta população sobre ventos fortes, que podem causar quedas de árvores

Boletim Meteorológico emitido na noite desta quinta-feira (16/11) pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado informa que, neste sábado (18/11) e domingo (19/11), há risco de formação de temporal, com raio e até granizo, na região onde Hortolândia está localizada. Em razão dos fortes ventos previstos para o período, na casa dos 100 km/h, pode haver queda de árvores, o que preocupa a equipe da Defesa Civil Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança da Prefeitura. De janeiro a outubro de 2023, 138 árvores caíram na cidade em razão de fatores climáticos – 55 em janeiro e 62 em outubro, os meses mais críticos, segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A fim de evitar acidentes e até mesmo mortes, a recomendação é que a população esteja atenta ao noticiário e, na hora da chuva, procure locais seguros para se abrigar. Confira a previsão:

“Para a sexta (17), o dia continuará sendo marcado pela presença de Sol, o que aumentará a sensação de calor e abafado em todo o Estado de São Paulo, porém no decorrer das horas, a soma deste calor com a umidade proveniente da Amazônia e do oceano, criará condições para pancadas de chuva forte, seguidas por raios e vento. O destaque para os próximos dias, no período entre sábado (18) e domingo (19), isso por conta da frente fria que irá avançar pelo território paulista, que somado com o intenso calor, criará condições para temporais, raios, granizo e intensas rajadas de vento, que podem alcançar valores na casa dos 100km/h, principalmente no centro paulista, na Região Metropolitana da Capital, Baixada Santista e Litoral Norte. Logo, por conta desse cenário, recomenda-se atenção redobrada em áreas e estruturas vulneráveis, uma vez que o risco para transtornos será elevado. Com relação às temperaturas, a Onda de Calor termina no sábado, enquanto que no domingo, as temperaturas caem”, informa a Defesa Civil de São Paulo.

A situação é acompanhada de perto pela Prefeitura e inspira cuidados. Na tarde desta sexta-feira (17/11), a secretária adjunta de Segurança, Adriana Carvalho, participou de reunião remota com o Governo do Estado sobre “Medidas Preventivas e Gabinete de Crises para as chuvas e tempestades dos próximos dias”.

O Poder Público orienta a comunidade e disponibiliza canais de contato, como o número 193, do Corpo de Bombeiros, o 199 da Defesa Civil Municipal e o 153 e 08000 111 580 da GM (Guarda Municipal).

Confira abaixo as recomendações da Defesa Civil de SP:

• Reforce as tampas das caixas d'água.
  • Use espuma expansiva nos bicos das cumeeiras dos telhados, no vão das telhas;
  • Se necessário coloque mantas, lonas plásticas com pesos reforçados nas laterais;
  • Com a chegada dos ventos, mantenha portas e janelas fechadas;
  • Permaneça em cômodos com laje para estar mais seguro;
  • Evite ficar próximos de árvores nem estacione embaixo delas;
  • Se for o caso, faça podas das árvores em volta de suas residências;
  • Evite ficar próximo a janelas e sacadas;
  • Tenha cautela nas estradas;
  • Evite ficar próximo a paredões e árvores nas rodovias.