Fortes chuvas colocam Hortolândia em estado de atenção

Equipe da Defesa Civil da Prefeitura monitora pontos de alagamento e orienta sobre como proceder em caso de tempestade

Hortolândia está em estado de atenção, em razão das fortes chuvas caídas no final de semana. O volume acumulado nas últimas 72 horas chega a 124,5 milímetros, dos quais 77 milímetros foram registrados no período de 24 horas. Boletim divulgado pela Defesa Civil do Município, órgão da Secretaria de Segurança, na manhã desta segunda-feira (09/10), informa ainda que houve, até o momento, três casas alagadas, sete árvores caídas e pontos de alagamento em diversas vias (veja abaixo). Não há vítimas nem pessoas desalojadas na cidade, por causa do temporal.

Entre os pontos de alagamento mais severos estão os que ficam nas imediações do Parque Socioambiental Chico Mendes, na Região Central, e no entorno do Parque Lago da Fé, no Parque Gabriel. Na noite de domingo (08/10), foram registradas as seguintes ocorrências:

• Alagamento nas vias às margens do Parque Chico Mendes (água escoada e via liberada);

• Alagamento nas vias às margens do Lago da Fé (água escoada e via liberada);

• Alagamento nas vias às margens da Lagoa do Jd. São Bento(água escoada e via liberada);

• Alagamento nas vias às margens da Lagoa do Jd. Amanda (água escoada e via liberada);

• Alagamento em trecho da avenida Argolino de Moraes - Vila São Francisco (água escoada e via liberada);

• Alagamento em trecho da  Avenida dos Estudantes - Jd. Campos Verdes (água escoada e via em manutenção);

• Queda de árvore - Rua João de Melo Costa - Jardim Sumarezinho (já removida).

Equipes da Administração Municipal, envolvendo diversas secretarias e órgãos, estão em ação pela cidade, realizando limpeza de galerias e bocas de lobo, atendimento às famílias que tiveram casas alagadas, vistoria de vielas e orientação à comunidade sobre como proceder para se manter em segurança durante a temporada das chuvas fortes. A Defesa Civil Municipal recomenda evitar a travessia de áreas alagadas, não jogar lixo nas vias públicas, não estacionar veículos embaixo de árvores e se proteger em local abrigado, caso haja queda de raio.

“Para os próximos meses, temos previsão de chuvas fortes com grandes volumes, em um intervalo de tempo pequeno, o que acarreta alagamentos bruscos. Dessa forma, sempre reforçamos os alertas para não atravessarem pontos de alagamentos, pois poucos centímetros são o suficiente para arrastar carros e pessoas e, em pouco tempo, a água abaixa novamente. O mais importante é garantirmos a segurança e integridade física de todos”, afirma o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa, o Dr. Jold.

Confira os principais cuidados a tomar:

Durante a tempestade e depois dela, jamais transitar em locais alagados, nem a pé, para evitar quedas, nem de carro ou de moto, pois poucos centímetros de água acumulada são suficientes para arrastar veículos;

Outro perigo são as doenças que podem ser contraídas a partir do contato da pele com as águas das enxurradas;

Evite jogar lixo na rua para não entupir galerias e bueiros;

Aparelhos elétricos devem ser desligados para prevenir choques e descargas, em casos de chuvas fortes e raios.

Onde buscar ajuda

Sempre que necessário, em caso de ocorrências, a população pode chamar a Defesa Civil, pelo telefone 199 ou 3867-6050. Outros parceiros importantes são o Corpo de Bombeiros, que pode ser chamado pelo número 193, e a Guarda Municipal, que atende pelos números 153 ou 08000-111-580.