Prefeitura de Hortolândia participa de Seminário Nacional da Juventude, em Brasília

Durante encontro, Hortolândia foi elogiada pelos esforços recentes na proposição de Políticas Públicas para a Juventude

O Departamento de Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Governo, representou a Prefeitura de Hortolândia, nessa terça e quarta-feira (30 e 31/05), no Seminário Nacional de Gestores e Gestoras Municipais de Juventude, realizado em Brasília. O simpósio foi organizado pelo Governo Federal com a finalidade de reunir gestores municipais das Políticas Públicas para a juventude de todo território nacional.

Vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, a Secretaria Nacional da Juventude formula, supervisiona, coordena e articula políticas públicas para a juventude no âmbito nacional. Uma das propostas do Seminário realizado em Brasília foi anunciar projetos e retomadas de ações por parte do Executivo Nacional para o segmento da juventude. Entre os anúncios realizados pelo Governo Federal estão o relançamento do Juventude Viva, programa que visa prevenir e reduzir a mortalidade entre jovens, a reformulação do ID Jovem, documento que garante meia entrada em eventos artístico-culturais e vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual e a realização da Conferência Nacional da Juventude, programada para dezembro deste ano.

Representante da Prefeitura de Hortolândia no seminário nacional, a Gerente do Departamento de Direitos Humanos, Cissa Abreu, comenta sobre as negociações que envolvem uma parceria com o governo federal para a inauguração de um novo projeto na cidade. “Durante o encontro, recebemos a notícia de que Hortolândia já pode receber o Programa Estação Juventude 2.0, do Governo Federal. A parceria vai ser firmada por meio de convênio. A contrapartida vai ser a disponibilização de algum prédio público municipal para as instalações do programa”, revela. O programa federal Juventude 2.0 promove, entre jovens de 15 a 29 anos, atividades voltadas ao empreendedorismo, trabalho, saúde, educação, entre outras demandas da juventude.

O chefe do Setor de Políticas Públicas para a Juventude do Departamento de Direitos Humanos, Daniel Anselmo, enfatiza os constantes elogios que a Prefeitura de Hortolândia recebeu durante o encontro pelas iniciativas na proposição de políticas públicas para os jovens. “Em ocasião ao anúncio e discussões sobre a Conferência Nacional da Juventude, nossa cidade foi muito elogiada, por ser uma das raras cidades no Brasil que, além de possuir um Setor de Políticas Públicas para os jovens, possui, também, um Conselho Municipal da Juventude. A alta participação popular também foi elogiada durante o seminário. Embora a maioria dos municípios do país tenham sido convidados, nem todos compareceram. Isso comprova o compromisso e preocupação da Prefeitura de Hortolândia com os jovens”, comenta Anselmo. Em abril deste ano, os membros do Conselho Municipal da Juventude de Hortolândia foram eleitos em um pleito que contou com a participação de mais de 1.800 eleitores.

Durante a manhã desta quinta-feira, os representantes da Prefeitura de Hortolândia participaram de uma reunião com o Secretário Nacional da Juventude, Ronald Luiz dos Santos. Durante a reunião, foram discutidos tópicos sobre a juventude especificamente voltados para a cidade. O Setor de Políticas Públicas para Juventude de Hortolândia recebeu exemplares da edição atualizada do Estatuto da Juventude, que serão distribuídos entre os membros do Conselho Municipal da Juventude. Outras unidades serão solicitadas para distribuição entre os jovens da cidade.