Prefeito reafirma compromisso com a segurança nas escolas de Hortolândia

Em entrevista para a Rádio Massa FM, Zezé Gomes destacou o empenho das forças de segurança junto a ronda escolar e ao Serviço de Inteligência para combater as fakes news

Intensificar a segurança no entorno das escolas e avançar no serviço de inteligência para combater as notícias falsas, as chamadas fakes news, que andam circulando pelas redes sociais e tiram a tranquilidade de pais, alunos e professores. Essas ações foram reafirmadas nesta sexta-feira, 14 de abril, pelo prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, durante entrevista para o programa "Microfone Aberto" da rádio Massa FM.

Ao falar do sistema educacional de Hortolândia, que tem as escolas como espaço de convivência, onde prevalecem a paz e a harmonia escolar, e que conta com a participação dos pais, Zezé Gomes informou que nesta semana o trabalho de proteção junto aos alunos da rede municipal, estadual e da rede particular foram intensificados pela ronda escolar desenvolvida pela Guarda Municipal e Polícia Militar. "Determinei um aumento no efetivo para a realização da ronda escola. Hoje a Guarda Municipal está mais presente nas escolas do município. Além disso, o comando da Polícia Militar, por meio do Governo do Estado, também aumentou o patrulhamento nos momentos de entrada e saída de alunos e nas imediações das unidades de ensino. Essa medida contribuiu para que todas as escolas, seja de competência da Prefeitura, do Estado e de entidades particulares, sejam atendidas, afinal, queremos proteger todas as crianças e jovens em idade escolar da nossa cidade", afirmou Zezé Gomes.

Outra medida considerada importante pelo prefeito é o serviço de inteligência realizado pelas forças de segurança de Hortolândia. Tanto a Secretaria Municipal de Segurança, como a Polícia Militar, vem desenvolvendo um trabalho de apuração e identificação de notícias falsas, as chamadas fakes news. "Essas notícias falsas trazem apenas o medo e pânico para os pais, alunos e professores. Peço para que não sejam compartilhadas, pois nosso objetivo é rastrear, identificar e punir, dentro da lei, essas pessoas que vem trazendo de forma irresponsável o medo. Por isso, peço para as pessoas confiança em nosso trabalho. O momento pede calma, para que as crianças tenham a tranquilidade de poder ir a escola na confiança que estão muito bem guardadas", destacou o prefeito hortolandense.

Durante a entrevista, Zezé Gomes destacou que o município realizará a instalação de câmeras de monitoramento em todas as 60 escolas municipais e fará a contratação de vigilantes para aumentar a segurança no ambiente escolar. "Todas essas ações estão em curso e, mais uma vez, peço calma e sabedoria a todos. O pânico não contribui em nada. O Poder Público está agindo e tenho certeza que superaremos esse momento de intranquilidade que foi potencializado, infelizmente, pelas fakes news", comentou.

Nos próximos dias o prefeito fará visitas às escolas da rede municipal de ensino para dialogar com professores, pais e alunos. "Diálogo é sempre a melhor opção. Vamos conversar e fortalecer essa união entre escola e comunidade, que sem dúvida, trará resultados positivos para a escola e aos estudantes", finalizou o prefeito.

Paralelo as ações já determinadas pelo Chefe do Executivo hortolandense, a Secretaria Municipal de Educação iniciou, nesta semana, um ciclo de palestras na rede municipal de ensino com foco na promoção da cultura da paz. Nesta quinta-feira (13/04), diretores, professores e coordenadores das escolas municipais participaram da palestra "Educação Humanizadora em tempos de desumanização”, ministrado pela professora Emília Cipriano, Doutora em Educação (PUC/SP), Mestre em Psicologia da Educação (PUC/SP) e Coordenadora da Consultoria e Assessoria Educacional Aprender a Ser. "Foi um momento importante para a nossa rede municipal, para fazer frente a esse momento de ódio e medo que a sociedade brasileira vivencia. É necessário virar essa página e isso conseguiremos por meio das ações de afeto e humanização, características básicas da nossa Educação, as ferramentas de transformação de vidas", disse o secretário municipal de Educação, Fernando Moraes.