Hortolândia terá Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal

Serviço será implantado no HortoFácil e posteriormente transferido para o novo Paço Municipal, a partir de janeiro

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes assinou, nesta segunda-feira (09/10), um convênio de cooperação técnica com o Governo Federal que garante ao município um PAV (Posto de Atendimento Virtual) da Receita Federal. A unidade funcionará, em breve, no HortoFácil e, a partir de janeiro, nas dependências do novo Paço Municipal que segue em construção. Assinatura do convênio foi acompanhada pelo Delegado da Receita Federal de Campinas, Antonio Roberto Martins, pelo assistente do delegado, Márcio Brandão Ferraz, e pelos secretários municipais Cafú César (Governo), Silvania Anízio (Assuntos Jurídicos) e Ieda Manzano (Administração).

De acordo com o Chefe do Executivo hortolandense, a medida visa democratizar o acesso aos serviços oferecidos pela Receita Federal. Atualmente, em caso de necessidade, o munícipe precisa procurar o Posto da Receita Federal em Campinas. “Hoje assinamos o convênio, ratificando a vinda do Posto de Atendimento Virtual. Essa medida é fundamental para auxiliar a nossa gente que não precisará ir mais à Campinas para realizar algum serviço junto à Receita Federal. Sem dúvidas esse será um ganho extraordinário, facilitando o acesso e democratizando os serviços oferecidos pelo órgão”, destacou o prefeito.

De acordo com o delegado da Receita Federal de Campinas, Antônio Roberto Martins, atualmente os serviços ofertados pela Receita Federal podem ser acessados tranquilamente pela internet, mas ele destaca que existe uma parcela da população que enfrenta dificuldades em acessar banda larga e de encontrar os serviços de que necessitam pela plataforma digital. “Mesmo com os serviços ofertados pelo site da Receita Federal na internet, muitas pessoas têm dificuldade. Com o Posto de Atendimento Virtual, a ideia é de aproximar e facilitar o acesso aos serviços, democratizando o atendimento para todos. Em Hortolândia a maior demanda é em relação ao CPF, seja em relação ao seu cadastro ou regularização. O CPF é um documento importantíssimo para a vida do cidadão, especialmente para aqueles que participam de algum programa social do Governo Federal. Ter o CPF ativo é fundamental e o Posto vai ajudar a ganhar tempo, garantindo maior comodidade para o contribuinte”, destacou o delegado.

Com a confirmação da assinatura do convênio, o próximo passo será efetivar a instalação do PAV nas dependências do HortoFácil. Segundo a secretária de Assuntos Jurídicos, Silvania Anizio, o Posto seguirá as diretrizes da Receita Federal e o objetivo é colocar o espaço para funcionar dentro das próximas semanas. “Agora, vamos estruturar o espaço, definir os servidores municipais que vão atuar no Posto. Eles receberão um treinamento especial dos técnicos da Receita Federal para que possamos abrir o espaço para o público hortolandense. Definimos também que o PAV, assim como todos os serviços ofertados no HortoFácil, serão transferidos para o novo Paço Municipal, ofertando um espaço mais amplo e de qualidade para o munícipe hortolandense”, finalizou Silvania.