Promovida pela Prefeitura, 9ª Gincana alegra manhãs da Melhor Idade de Hortolândia

Evento vai até esta sexta-feira (29/09), na sede do CCMI Remanso Campineiro

A 9ª Gincana da Melhor Idade de Hortolândia, promovida pela Prefeitura, tem movimentado as manhãs de quem mora na cidade e já chegou à casa dos 60 anos ou mais. O evento, iniciado nesta terça (26/09), tem levado desafio, entretenimento e muita diversão aos cerca de 250 participantes, inscritos em quatro equipes: azul, verde, vermelha e amarela. Segundo a Secretaria de Governo, a ação busca exatamente isso --levar mais diversão, integração e socialização para as pessoas que estão na chamada Melhor Idade. No ano passado, aproximadamente 150 idosos participaram das atividades, segundo os organizadores.

“A Gincana da Melhor Idade é um evento extraordinário, que celebra a vitalidade e a alegria dos idosos em nossa cidade. Agora, em sua 9ª edição, esta gincana tem desempenhado um papel vital na promoção da integração e socialização entre os idosos locais. É mais do que apenas uma competição; é um encontro onde a experiência de vida se combina com o espírito competitivo, criando laços fortes e memórias duradouras. Nossos idosos participantes têm a oportunidade de se envolver em uma variedade de atividades que desafiam corpo e mente, desde jogos tradicionais até provas criativas que destacam suas habilidades únicas. Cada prova não apenas promove a diversão e o entusiasmo, mas também estimula a cooperação e o trabalho em equipe. É emocionante ver como os idosos de Hortolândia se reúnem para compartilhar risadas, histórias e apoio mútuo”, afirma a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Marlene Batista.

As provas e disputas acontecem no salão do CCMI Remanso Campineiro, ao longo de quatro dias. Segundo a psicóloga Fernanda Fadiga, coordenadora do CCMI Remanso, ao final da gincana, após tantas risadas, gritos de guerra, coreografias e atividades, “todos os participantes ganham medalhas e as equipes, troféus que ficam guardados na Melhor Idade. A colocação das equipes é obtida por meio do somatório de pontos de todas as provas que são realizadas: a de atividade física, as culturais, a de solidariedade, a relâmpago e as extras. É a pontuação final que vai dar a classificação das equipes”, explica a gestora.

“Realizamos a gincana desde 2013 para comemorar o Dia do Idoso. Temos duas datas: 27 de setembro, que é nacional, e 1o de outubro, que é mundial. Então, fazemos no final de setembro. É uma festa para comemorar a superação, além de ser uma oportunidade de pensar e cuidar mais da saúde e melhorar sua qualidade de vida, após anos de trabalho e dedicação aos filhos”, ressalta Fernanda.

“Para mim, é a coisa melhor que existe na minha vida. Eu adoro a gincana da Melhor Idade, porque tudo é maravilhoso! É divertido, o que eles fazem é a coisa mais linda! Nós somos felizes. Que seja bem-vinda a outra gincana”, afirma d. Josefa F. de Souza Lourenço, moradora do Pq. Orestes Ôngaro.

“Eu nem durmo. Não vejo a hora de dar 6h e levantar para vir para a gincana. Eu arrumo as minhas coisas à noite, pego a minha mochila e a minha roupa verde, que eu tenho que pôr. Para mim, é a melhor coisa que vem a acontecer é a gincana. Participo de tudo, desde a primeira. Gosto de tudo: da torcida, de participar das provas. Quando estou aqui, não lembro nem de ir para casa. Todo dia tinha que ter gincana para nós!”, propõe d. Maria Elisabeth Ferreira de Sousa, moradora do Jd. Nossa Senhora de Fátima.