Prefeitura anuncia medidas para prevenir e combater violência em escolas municipais de Hortolândia

Além da promoção da cultura da paz nas atividades escolares, município intensifica ronda escolar feita pela GM e ampliará diálogo com Polícias Civil e Militar

Em face dos recentes episódios de violência em escolas brasileiras, como o registrado em Blumenau, Santa Catarina, a Prefeitura de Hortolândia anuncia uma série de medidas para prevenir e combater eventuais casos na rede municipal de ensino. A ação, anunciada pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, na tarde desta terça-feira (11/04), visa a tranquilizar as famílias e buscar ajuda para que a Administração Municipal encontre, no seio da comunidade escolar, parceria no fomento à cultura da paz.

Nas 60 escolas municipais, esta cultura da paz é promovida diariamente em diversas atividades do Currículo Próprio, dentro e fora de sala de aula, seja na prática do diálogo entre adultos e crianças e entre as próprias crianças, na resolução de conflitos, em brincadeiras, nas rodas de conversas e na contação de histórias, por exemplo. Além disso, até completarem os 11 anos, quando migram para a rede estadual, após concluírem o 5º ano do Ensino Fundamental, estudantes municipais participam ainda de programas que abordam, de forma lúdica e didática, temas ligados à cidadania. Neles enfoca-se a importância de desenvolver a inteligência emocional, o autoconhecimento e o autocontrole, a tomada de decisão responsável, a compreensão dos outros, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, o lidar com desafios e responsabilidades, o perigo das drogas, do uso do cerol, da prática de bullying e cyberbullying, a violência doméstica e a auto violência, festas “raves”, o hábito de beber e dirigir, dentre outros. São eles o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado pela Polícia Militar em seis unidades escolares, atualmente, e o Bem Me Quer Paz se Quer, realizado pela GM (Guarda Municipal), que, após pausa em 2022, será retomado no segundo semestre deste ano, de acordo com a Secretaria de Segurança.

Diariamente, os estudantes municipais são recepcionados por diretores e coordenadores pedagógicos ao chegarem às escolas; ao final do turno de estudos, são entregues nas mãos de seus pais, de responsáveis ou de pessoas previamente autorizadas por estes. Para aumentar a segurança, a Prefeitura promove, por meio da GM, a ronda escolar nas 60 unidades da rede municipal, em regime de rodízio, tanto na hora da entrada quanto na de saída das crianças, bem como no entorno das escolas, ao longo do dia. Também foi reforçado o diálogo com o comando das demais forças de segurança pública que atuam na cidade, as Polícias Civil e Militar. Em breve, o efetivo da Guarda será ampliado, graças à realização de concurso público, já em andamento, para a contratação de mais 30 guardas.

Outra medida importante é a realização de licitação para a instalação de câmeras de monitoramento em todas as escolas da Prefeitura, em realização pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Segundo a Secretaria de Governo, estes equipamentos estarão interligados à Central de Monitoramento e as famílias poderão ter acesso às imagens captadas por meio de aplicativo de celular. Nos próximos dias, a comunidade escolar também será convidada a participar de palestras educacionais voltadas ao tema da segurança. Ainda segundo a Secretaria de Governo, a Administração Municipal aguarda posicionamento do Governo Federal e Estadual quanto à liberação de verbas para contratar vigias para as escolas da rede.