Contação de história busca fomentar o hábito da leitura em crianças de Hortolândia

Ação do Projeto Renovarte, nesta terça-feira (29/11), beneficiou mais de 300 estudantes na Emef Dra Zilda Arns Neumann, no Jd. Stella

Hoje foi dia de contação de histórias na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dra. Zilda Arns Neumann, no Jd. Stella. A ação, realizada pela trupe do Projeto Renovarte, busca promover o hábito da leitura junto ao público infantil de Hortolândia. O tema do espetáculo, realizado em duas sessões, uma pela manhã e outra à tarde, foi o da importância da inclusão. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e tecnologia.

Ao todo, 345 alunos, entre sete e 11 anos de idade participaram da atividade, que incluiu oficina de contação de histórias e distribuição de livros. As duas histórias contadas, a de “Ester, a bailarina” e a de “Davi, o menino trapezista”, são as mesmas narradas nos livros escritos por Kathia Vieira e ilustrados por Érika Pozetti, doados às crianças, ao final do espetáculo. Além destes, outros títulos da coleção que também contam histórias de crianças com deficiência, tais como “Miguel, o menino das estrelas” e “Pedro Valente, o caçador de palavras”, foram distribuídos aos presentes.

“Eu achei muito legal, porque eles falam e as crianças aprendem sobre o preconceito. Eu adorei. Deram livros e eu gostei muito dos livros, vou ler muito”, afirmou Aylla Vitória Andrade Pimentel, de 9 anos, estudante do 3º ano.

“Eu achei muito legal. Ela ajuda a falar sobre as crianças especiais que a gente não pode ter preconceito. Ganhamos livros e eu vou ler muito”, comentou a colega Lara Beatriz Moreira, de 9 anos, também do 3º ano.

“Gostaria de agradecer à Secretaria de Educação por essa oportunidade que as crianças estão tendo, por incentivar a cultura e o hábito da leitura e, principalmente, por trazer um assunto tão pertinente para os dias atuais, que é a questão da inclusão”, destacou a professora do 5º ano, Ketula Silva.

O Renovarte é um projeto desenvolvido por uma produtora cultural em escolas parceiras. Entre os objetivos estão: estimular o hábito da leitura, formar leitores e levar a literatura para as crianças. A produção dos livros é da própria produtora, com apoio do PROAC (Programa de Ação Cultural) e realização do Governo do Estado de São Paulo.