Hortolândia celebra semana da criança com brincadeiras e atividades culturais na rede municipal de ensino

Cada unidade escolar da Prefeitura festejou a data com programação própria, de acordo com o projeto político pedagógico da escola

Pintura de rosto, fantasia, desfile de roupas malucas, teatro, bingo, gincana, jogos pedagógicos, contação de história, brinquedos infláveis e muita brincadeira. Tudo isso e muito mais! A cada dia, uma novidade para encher corações e mentes de alegria e boas lembranças. Foi assim a celebração da Semana da Criança na rede municipal de ensino de Hortolândia. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, cada unidade elaborou programação própria, em sintonia com o projeto político pedagógico da escola.

Os pequenos adoraram a mudança na rotina. “Eu amei os brinquedos infláveis, a gincana, o bingo. Eu achei legal! A semana da criança é muito legal! Eu amo e outras crianças também gostam bastante! Tem entrega dos brinquedos e das lembrancinhas”, afirmou a estudante Yara Gabriela da Silva, do 4º C, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Lílian Cristiane Martins de Araújo, no Jd. Estefânia.

“Estou achando a festa bem legal. Eu me fantasiei de cabeça maluca, coloquei tipo um bolo de três partes. Ficou bem legal e todo mundo ficou de boca aberta, quando viu. Todo mundo gostou da festa, do desfile e de dançar”, comentou o aluno Leonardo do Santos Gomes, do 3º B, da Emef D. Ana José Bodini Januário, no Jd. Amanda.

“Eu achei legal o dia de hoje. O brinquedo que eu mais gostei foi o castelo. Meu dia foi muito divertido! Eu fiquei muito feliz”, destacou Josué Brito da Silva, estudante do Jardim I D, da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) José Natalino Fonseca, na Jd. Boa Esperança.

Para os professores e educadores, além do momento de celebração, a mudança na rotina proporciona a realização de atividades socioeducativas, de convivência, compartilhamento e aprendizado pela via lúdica.

“As crianças tiveram um momento de recreação e lazer com a locação de brinquedos infláveis, direcionados a atividades socioeducativas, contempladas no projeto ‘Criança feliz, feliz a brincar’, com apoio da Prefeitura. A convivência entre os alunos desperta o respeito, de forma lúdica e prazerosa, brincando em conjunto e socializando entre os pares. As crianças gostaram muito, acharam legal e divertido. Ficaram eufóricas por ser um dia diferente. É uma oportunidade única, pois as crianças não tem essa atividade em outros momentos”, ressaltou a diretora da Emei José Natalino Fonseca, Cristina de Souza.