Hortolendo nas Escolas celebra “a leitura e seus afetos”

Festa literária, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, levou milhares de pessoas às escolas da rede municipal, neste domingo (15/05)

Domingo (15/05), em Hortolândia, foi dia de celebrar “a leitura e seus afetos: a escola como espaço de encantamentos”. Foi dia de “Hortolendo”, política pública municipal de incentivo à leitura. No dia em que se costuma estar em casa, milhares de famílias passaram pelas escolas da rede municipal de ensino a fim de participar de um sem número de atividades artístico-culturais gratuitas, promovidas pela Prefeitura. Das 10h às 14h, viu-se um pouco de tudo, neste mundo colorido de sentimentos e fantasia, que fez de cada escola um espaço encantado: cantinhos de leitura, exposição de trabalhos escolares feitos, principalmente com material reciclável; oficinas, apresentação de danças, performances, teatro, música, desenho, contação de histórias.

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes esteve na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) D. Ana José Bodini Januário, no Jd. Amanda, para, ao lado do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, abrir oficialmente a 12ª edição da festa. O evento integra a programação oficial de celebração pelos 31 anos de emancipação política da cidade.

“A nossa festa literária já se tornou tradição em nosso município. Estive na região do Jardim Amanda, acompanhando mais essa edição. Todos os alunos puderam acompanhar as exposições realizadas pelas escolas. Parabéns à nossa Secretaria de Educação, sempre fazendo o melhor pelos nossos alunos e, agora, integrando os pais e a comunidade", ressaltou Zezé Gomes.

Ao longo do dia, o “Hortolendo nas Escolas” movimentou a comunidade escolar, aproximando familiares de quem atua diariamente nas escolas, contribuindo para o crescimento de crianças, jovens e adultos, matriculados na rede municipal.

“Esse ano foi muito especial. Depois de um tempo da fase mais aguda da pandemia, em que não pudemos fazer o evento de forma presencial, tivemos a volta da comunidade e da família ao espaço da escola. Isso fez toda a diferença, ainda mais com o tema desse ano – ‘A leitura e seus afetos’. O evento foi consolidado com esse tema, tendo toda a comunidade escolar envolvida numa ação integral. O livro e a leitura provocam grandes transformações nas pessoas. Cada escola com seu localismo, com as suas especificidades, desenvolveram um trabalho com as crianças na aprendizagem, formando caráter, formando valores. O Hortolendo foi muito mais do que uma ação da educação, foi uma ação da família, dos alunos e de toda a comunidade escolar”, ressaltou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Oficina leva estudantes a aprender Braille

Na Emef Samuel da Silva Mendonça, no Jd. Nova Europa, uma das atrações do evento foi a oficina de braile, aberta a todos os visitantes. A iniciativa surgiu após o pedido de Davi, um aluno que estuda na unidade desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Nos últimos anos, o garoto, que tinha baixa visão, passou por duas experiências marcantes: a cegueira e a morte do pai, em julho de 2021, em razão da Covid-19. Ambas geraram nele forte impacto emocional e físico, que afetou também a rotina em sala de aula. Para voltar a utilizar o sistema braile, o aluno gostaria que os demais colegas de sala também o fizessem. “Gostaria de ler e escrever normal, como os outros”, afirmava ele. Foi aí que a professora de sala Valéria Aparecida Antunes Amici, apoiada por outras duas colegas, a professora do AEE (Atendimento Educacional Especializado) Patrícia Inácia Machado e a educadora Paula Sabrina Martins de Souza Donadon, criou a oficina, reunindo todos os alunos da classe e a mãe do estudante cego, às quintas-feiras à tarde. Criou-se assim, dentro do universo escolar, uma rede de apoio de modo a estimulá-lo e contribuir para melhorar sua autoestima, desenvolver nele autonomia e torná-lo protagonista do processo de ensino e aprendizagem, incluindo também os colegas da sala em sua realidade. “Incluir é impactar e vivenciar a realidade do outro”, afirma a professora Valéria.

“O projeto na sala é muito bom, fez a diferença para o Davi e para mim. Fico muito feliz em poder participar e a minha participação faz a diferença em nossa relação de mãe e filho”, afirma Irene Bernardo da Silva, mãe de Davi.

Prefeitura promoverá ainda em maio o Literalendo

Ainda dentro do calendário de aniversário de Hortolândia, está previsto mais um evento literário, vinculado ao Hortolendo, aberto ao público em geral e com distribuição de livros: o Literalendo, que acontecerá no dia 29 de maio, a partir das 12h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. Assim como o “Hortolendo”, estão entre os objetivos do evento ampliar a prática e o hábito da leitura a fim de potencializar o repertório linguístico, textual e o conhecimento do mundo dos estudantes da rede municipal; possibilitar e despertar o exercício da fantasia, imaginação, encantamento e beleza, através da leitura.