Prefeitura desapropria mais duas áreas particulares para obra do Corredor Metropolitano

Administração Municipal é parceira em todas as etapas da obra, desde sugestão de traçado, até fiscalização de prazos de execução dos trabalhos

A Prefeitura de Hortolândia publicou no Diário Oficial do município, no último sábado (28/02), decreto de desapropriação parcial de duas áreas particulares, próximas à avenida Olívio Franceschini, cujos trechos desapropriados serão utilizados como parte do traçado do Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Biléo Soares. As obras remanescentes do Corredor reiniciaram na última semana, com a implantação de Estação de Transferência de Passageiros, no Parque dos Pinheiros.

A finalização deste traçado proporcionará a ligação viária entre as cidades da região, facilitando o transporte intermunicipal, principalmente para quem utiliza ônibus. Um corredor exclusivo para as linhas de transporte coletivo urbano e interurbano seguirá desde Americana, passando por Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Hortolândia, até chegar a Campinas. A medida agilizará o tempo de percurso e encurtará o caminho entre as cidades.

A desapropriação faz parte das ações da Prefeitura, em parceria com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), afim de viabilizar áreas particulares e liberar áreas públicas para as obras. A área declarada de utilizada pública, neste final de semana, por exemplo, será utilizada para implantação de uma rotatória, com acesso à Ponte da Integração, construída pela Prefeitua, entre o Jardim Santa Rita de Cássia e o Jardim Novo Ângulo, para ligar as regiões Leste e Oeste.

A ponte, que faz parte do traçado do Corredor, é uma obra de contrapartida da Prefeitura para que o Estado alterasse o traçado original, que anteriormente passaria pela avenida da Emancipação. Com a utilização da Ponte, os veículos que seguem pelo corredor, vindos de outros municípios, não vão confrontar com o tráfego urbano na avenida da Emancipação.

Da ponte, o traçado prossegue pela rua Antônio Costa dos Santos, no Jardim Nova América, até o entroncamento com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), na altura do Jardim Nossa Senhora de Fátima. Neste ponto, a concessionária Rodovias do Tietê, responsável pela Rodovia SP-101, implantará um dispositivo de acesso do corredor à Rodovia, na altura do km 5, próximo ao Jardim Nossa Senhora de Fátima. O trevo de acesso terá direcionamento de tráfego tanto para Campinas quanto para Monte Mor.

“O primeiro traçado previa a utilização da avenida da Emancipação para acesso à SP-101. No entanto, um traçado mais linear é o ideal para manter o trânsito numa mesma média de velocidade. Nossos técnicos fizeram um projeto que contemplava um trajeto pela rua Antônio Costa dos Santos, no Jardim Nova América. Para isso, seria necessário construir uma ponte, que é a Ponte da Integração”, explicou o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis. O traçado foi aprovado pela EMTU, com a condição de que a Prefeitura construísse a ponte. O custo total da obra foi de R$ 67,9 milhões e a ponte foi concluída em 2014.

“A retomada das obras era muito esperada pela população porque vai concretizar o projeto de integração viária que beneficiará, além do município, toda a região. A interligação entre as cidades facilitará o acesso rodoviário e o transporte de passageiros por meio de ônibus. Especificamente para Hortolândia, a implantação do Corredor viabiliza a utilização da ponte que, mais do que um corredor expresso de ônibus, será o marco de integração da cidade, unido as regiões Leste e Oeste”, destacou Meira.

O traçado do Corredor foi retomado 20 dias após o prefeito Antonio Meira solicitar ao governador Geraldo Alckmin a continuidade do projeto, durante o evento de inauguração do Corpo de Bombeiros de Hortolândia, no dia 5 de fevereiro.

Obras

Conforme o projeto de obras remanescentes do Corredor, haverá intervenções em um trecho de 4,7 quilômetros. Está prevista a extensão da avenida Olívio Franceschini, nos sentidos Sumaré e Campinas; construção de um Terminal Metropolitano no Jardim Rosolen; construção de duas Estações de Transferência de Passageiros no Parque dos Pinheiros e Parque Peron. Serão investidos R$ 79.850.296,32 nestas intervenções. A previsão é que o trabalho seja finalizado em 18 meses.

O primeiro trecho que recebe intervenções é o canteiro central da avenida Olívio Franceschini, onde está em construção uma Estação de Transferência de Passageiros, entre as quadras da rua Eucaliptos e rua das Palmeiras. Quem trafega pelo trecho deve ficar atento ao estreitamento de pista à esquerda, em ambos os sentidos, onde está montado o canteiro de obras. Os ônibus que fazem embarque e desembarque nos pontos de parada localizados no canteiro central vão circular pela faixa do meio e farão paradas nos trechos de recuo à esquerda, próximo da obra. Após a conclusão do Corredor, a faixa da esquerda, hoje preferencial, se tornará exclusiva para ônibus.

MOBILIDADE URBANA

As obras de mobilidade urbana e sistema viário são prioridades do governo Meira. Com a reestruturação do sistema viário, o governo municipal quer garantir trânsito mais eficiente e seguro, capaz de atender as necessidades da cidade pelos próximos 30 anos. Para isso, são abertas novas ruas e avenidas, pontes e viadutos são construídos, além dos investimentos realizados na recuperação de trechos, com recapeamento, pavimentação e sinalização de diversas vias. Assim, motoristas encontram ruas com tráfego ágil e eficiente, além de os pedestres terem mais segurança.