Construção do viaduto do Jd. Nova Europa finaliza 80% das obras

Obra otimiza a mobilidade urbana na cidade, ao permitir o acesso a Sumaré, às rodovias Bandeirantes e D. Pedro I, ao superviário e ao bairro Santa Clara

A construção do viaduto do Jd. Nova Europa, que liga Hortolândia (Jd. Nova Europa) a Sumaré (Pq. Bandeirantes), alcançou 80% da conclusão das obras. O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, visitou, nesta quarta-feira (16/08), o empreendimento, que é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com as Prefeituras de Hortolândia e Sumaré.

Sobre as margens da Av. Cristóvão Colombo, no Jd. Nova Europa, a superestrutura de concreto armado já exibe os tabuleiros e pilares que sustentam o viaduto que transpõe a linha férrea, em uma extensão de 730 metros, no limite municipal entre Hortolândia e Sumaré. Realizada por meio do DER-SP (Departamento de Estrada de Rodagens do Estado de São Paulo), a construção do viaduto teve início em setembro de 2022, com um investimento total de R$ 35,7 milhões. Segundo a construtora responsável pela obra, a construção da parcela do viaduto pertencente a Hortolândia foi quase toda finalizada. O trecho do viaduto no Jd. Nova Europa ainda deve receber, nos próximos meses, a construção de uma laje de aproximação, instalação de barreiras de segurança em concreto, pavimentação asfáltica, além da implantação de pistas de caminhadas e ciclovias e alguns reparos de pintura. Ainda de acordo com a construtora, a previsão de entrega da obra é para o primeiro trimestre de 2024.

Presente no canteiro de obras, o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, analisa os impactos da construção do viaduto na região. “Esse viaduto no Jd. Nova Europa é uma obra muitíssimo importante, esperado há muitos anos pela população. A partir desse viaduto, Hortolândia fará uma ligação com Sumaré, pela rodovia Anhanguera. O viaduto também permitirá a ligação com o Santa Clara, ao lado do Hospital e Maternidade Mário Covas, descendo pelo Creap (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), onde ficava o antigo observatório. Por esse viaduto, também passaremos pela região do Furlan, próximo ao Novo Paço Municipal. Quando olho para esse viaduto quase finalizado, é inevitável não lembrar de muitos anos atrás, quando aqui havia apenas algumas cercas de madeiras. Por isso, nós nos sentimos muito realizados por, em breve, entregar mais essa obra para a população de Hortolândia. É, sem dúvida, um projeto que beneficiará não apenas os moradores do Jd. Nova Europa, mas a cidade como um todo, porque quando investimos em viadutos, favorecemos o escoamento da produção, atraindo mais empresas e indústrias. Outro impacto será na mobilidade das pessoas, já que aqui também instalaremos ciclovias e pistas de caminhada”, avalia Zezé Gomes.

O empreendimento de construção do viaduto no Jd. Nova Europa também beneficiará os moradores da região da Vila Padre Anchieta, em Campinas.