Novos servidores públicos participam de programa de ambientação

Recepção reuniu cerca de cem servidores recém-empossados pela Prefeitura de Hortolândia

A Escola de Gestão Pública de Hortolândia, órgão vinculado à Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, organizou, nessa segunda-feira (25/09), o programa de ambientação dos novos servidores públicos. O encontro reuniu 98 servidores recém-empossados no funcionalismo público municipal. O programa de ambientação foi realizado na EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Preta Bonfim.

Presente na cerimônia de recepção, o Prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, destacou a importância dos servidores públicos para a Administração Pública Municipal. “Essa turma de servidores tem a missão de nos ajudar a construir a nossa cidade inteligente e sustentável, atendendo de maneira exemplar a população hortolandense. Parabéns a todos e vamos juntos neste projeto da Hortolândia do futuro”, comentou Zezé Gomes.

Durante o encontro, os novos servidores públicos puderam conhecer a estrutura organizacional da Prefeitura de Hortolândia, assim como aprenderam sobre os princípios, políticas e normas que norteiam o Executivo Municipal. Os participantes também tiveram contato com temas como gestão de pessoal, saúde ocupacional, avaliação de desempenho, estágio probatório, legislação e planejamento municipal.

Temas que esclareceram as dúvidas do Assistente Administrativo, Lucas Gabriel de Jesus Gomes. O servidor empossado, em agosto deste ano, na Secretaria de Finanças enfatiza os benefícios em ter participado do encontro. “Essa ambientação foi muito importante para nós. As apresentações foram muito completas, tiraram todas as nossas dúvidas e possibilitaram nos ambientarmos mais com o nosso cargo e com a missão de servir a população”, afirma Lucas.

Direcionado a servidores públicos efetivos aprovados por meio de concurso público, o programa de ambientação reuniu profissionais da saúde, educadores do ensino básico, assistentes administrativos, assistentes sociais, agentes de trânsito, entre outros cargos.

O diretor da Escola de Gestão Pública de Hortolândia, Reinaldo Tiago Costa Chaves, acredita que a organização do programa de ambientação apresenta benefícios mútuos, tanto à Administração Pública quanto aos servidores, por reforçar a cultura organizacional. "O Programa de ambientação para novos servidores municipais é um marco significativo em nossa jornada de fortalecimento de nossas equipes de trabalho em relação à visão da Administração. Por meio do programa, os novos servidores percebem seu papel dentro da Administração e aprendem conceitos fundamentais para excelência no desempenho da função. Fazer parte dessa importante etapa na vida dos novos ingressantes é muito satisfatório e nos motiva a buscar aprimoramento contínuo do programa”, conclui Reinaldo.