Novo Paço Municipal da Prefeitura de Hortolândia prepara instalação da cobertura

Usina fotovoltaica com 1.800 placas solares caminha para etapa de ativação

O Novo Paço Municipal da Prefeitura de Hortolândia inicia, nesta semana, os preparativos para a instalação da cobertura metálica. O empreendimento para construção da nova sede do Executivo Municipal realiza, também, os últimos ajustes para finalizar a montagem da usina de energia solar (fotovoltaica).

Iniciada em julho de 2022, a construção do Novo Paço Municipal já finalizou as etapas de terraplanagem, fundação e implantação das 70 colunas de sustentação, além da construção de alvenaria de vedação. Para ser concluída, a construção do prédio aguarda as instalações elétricas e hidráulicas, além da implantação de piso elevado, para passagem dos cabos de rede. A última etapa do empreendimento será a instalação de vidros para o acabamento da fachada. Segundo a Secretaria de Obras, 1.500 placas solares já foram instaladas nos dois estacionamentos do Novo Paço. Na próxima semana, serão instaladas 300 placas fotovoltaicas sobre a cobertura metálica. Depois de finalizada, a usina de energia solar do Novo Paço aguardará aval da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para iniciar as operações. Com a ativação da usina, prevista para acontecer até o final de julho deste ano, a Prefeitura de Hortolândia ganhará autonomia na geração de energia elétrica. O excedente na produção de energia será transmitido à companhia de energia para compensações futuras. A construção da usina fotovoltaica é realizada com recursos da CIP (Contribuição de Iluminação Pública).

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, comemora os avanços das obras para construção da nova sede do Executivo Municipal. "A construção da nossa casa vem acelerando a cada dia. Finalizar o telhado é uma etapa importante nessa grande obra. Agora, vamos focar no acabamento para que possamos entregar para a população um dos mais modernos e inteligentes Paços do Brasil. Além de moderno, ele será sustentável, com reaproveitamento da água da chuva e geração de energia solar. Sem dúvida, é Hortolândia um passo à frente", comenta Zezé Gomes.

Inserido em um terreno de 60 mil metros quadrados, o Novo Paço Municipal de Hortolândia concentrará todas as secretarias e órgãos do funcionalismo público municipal em um único espaço.Com a construção da nova sede, a Prefeitura de Hortolândia reduzirá custos fixos da locação de imóveis e de energia elétrica. Além disso, o projeto prevê a instalação de cisternas para armazenamento de águas da chuva, que serão utilizadas tanto para manutenção dos jardins quanto na limpeza do próprio Paço. Segundo projeções da Prefeitura, o Novo Paço Municipal trará uma economia de R$ 12 milhões por ano. Para realizar o empreendimento, a Administração Municipal investe R$ 55 milhões, recursos captados junto à Caixa Econômica Federal, via Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).