Obra do novo Paço Municipal ultrapassa marca de 70%

Nesta semana continuam os trabalhos de içamento e colocação de colunas e estruturas de concreto e construção da usina de energia fotovoltaica

Quem passa pelo trecho do Corredor Metropolitano na região do Jardim Novo Ângulo, em Hortolândia, a cada dia consegue ter uma melhor ideia de como será o novo Paço Municipal. A obra de construção do prédio que abrigará a Administração Municipal avança em ritmo ágil. Nesta semana prossegue o trabalho de içamento e colocação dos pilares e das estruturas de concreto. De acordo com a empresa contratada pela Prefeitura, os serviços já ultrapassaram 70%. Para o içamento dos materiais são utilizados dois guindastes. Após a conclusão dessa fase, a empresa contratada iniciará a etapa de alvenaria.

Também continua a construção da usina de energia solar (fotovoltaica) que abastecerá a nova sede administrativa da Prefeitura. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica a usina terá mais de 1.800 placas de captação de energia solar, que serão colocadas nas coberturas dos dois estacionamentos que serão construídos. De acordo com a Secretaria de Obras, a previsão é que a usina comece a funcionar a partir do meio do ano.

A usina deverá produzir energia suficiente para abastecer o novo Paço. A produção excedente será transmitida à rede elétrica da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para compensações futuras. A Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica salienta que com a usina haverá redução da conta de energia, proporcionando economia para o município. A construção da usina é realizada com recursos da CIP (Contribuição de Iluminação Pública).

NOVO PAÇO

O Novo Paço é erguido em terreno de 60 mil metros quadrados, próximo ao do Corredor Metropolitano e nas imediações da Ponte da Esperança. A Ordem de Serviços para o início da obra foi assinada em 29 de junho de 2022. A terraplenagem começou em julho de 2022. Em seguida, veio a etapa das fundações e de implantação das colunas.

A futura sede do Poder Executivo abrigará todas as secretarias e órgãos municipais de atendimento ao público que atualmente ocupam imóveis alugados, de acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica. Um dos objetivos da ação é reduzir custos fixos da Prefeitura com a infraestrutura necessária ao seu funcionamento.

Como o prédio será construído com estruturas pré-fabricadas, a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica prevê maior confiabilidade no cumprimento do cronograma. “Com essa estratégia, pretendemos reduzir e eliminar custos indiretos, desperdício de material e ociosidade de pessoal. Em resumo, a obra fica mais rápida e sem surpresas no orçamento final”, esclarece o secretário da Pasta, Carlos Roberto Prataviera Júnior.

O imóvel terá aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída e, no espaço remanescente, haverá jardins e estacionamento. O projeto prevê ainda que o prédio tenha cisternas para armazenamento de águas da chuva, que serão utilizadas tanto na manutenção dos jardins quanto na limpeza do próprio Paço.